Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 18 de junho de 2009

Quem tem medo da celulite?












A celulite é um mal que atinge principalmente o corpo feminino. Para muitas mulheres, ela é a inimiga número um do biquini e da minissaia. Os furinhos são resultado da degeneração do tecido adiposo de algumas regiões da pele com maior concentração de gordura, fruto de alterações na nutrição dessas áreas.

Muitos são os fatores que provocam os distúrbios na nutrição da pele, mas, aparentemente, a predisposição genética é o principal. Além dela, também são apontados como motivos as alterações hormonais, o uso de anticoncepcionais e o sedentarismo. Isso sem falar, é claro, na alimentação desregrada, com a ingestão de muita gordura, açúcar e sal; e de álcool, que favorece a formação de gordura e, consequentemente, o aparecimento de celulite.

Se você, como nove entre dez mulheres em todo o mundo, também sofre com a celulite, não precisa se desesperar: já existem, hoje, algumas drogas e tratamentos capazes de melhorar bastante o aspecto da pele, como a carboxiterapia, a mesoterapia e a drenagem linfática.

Mas embora esses tratamentos sejam bastante eficazes no combate às celulites, é importante lembrarmos que ainda não há comprovação de que seu efeito seja superior à manutenção de hábitos saudáveis de vida. Por isso, melhor do que apelar para os tratamentos, é adotar medidas que impeçam essas visitantes desagradáveis de se instalarem. Veja abaixo algumas dicas de como evitar as celulites:

- Dê preferência a sapatos de saltos baixos, pois o salto alto dificulta a circulação.

- Melhore sua alimentação: evite consumir frituras e açúcar refinado, aumente a ingestão de frutas, vegetais crus ou cozidos e alimentos ricos em fibras. Não esqueça de que o sal em excesso provoca a retenção de líquido, fator importante para o surgimento da celulite.


- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral. Em vez disso, procure beber bastante água, fundamental para eliminar as toxinas do organismo e manter a pele sempre bonita.

- Deixe o sedentarismo de lado! A prática de exercícios não só combate as celulites como ajuda a deixar o corpo mais bonito como um todo. Os mais aconselhados contra os furinhos indesejáveis são a natação e a hidroginástica, pois trabalham harmoniosamente toda a musculatura e ainda massageiam os tecidos.

- Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, coloque um pouco as pernas para cima, para facilitar o retorno do sangue venoso. Outra boa medida para isso é flexionar e estender os dedos dos pés e fazer rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos.

- Prefira as peças de roupas mais folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática, assim como as roupas justas.

- Não fume! As substâncias presentes no cigarro aumentam a espessura dos vasos sanguíneos, dificultando também a circulação.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Sergio Serpa falando sobre a celulite


Nenhum comentário: