Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 2 de junho de 2009

AIDS cada vez mais presente entre as mulheres









Não é mais novidade que a AIDS vem crescendo assustadoramente entre as mulheres. A questão é entender os porquês e colaborar para frear o avanço dessa epidemia. Hoje, a AIDS já atinge mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo e há muito deixou de ser uma doença restrita a grupos de risco como homossexuais, prostitutas e usuários de drogas injetáveis. Infelizmente, porém, muitas mulheres se recusam a encarar que o risco está mais próximo do que se gostaria.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA, ou AIDS em inglês) é uma infecção que se manifesta depois que a pessoa contrai o vírus do HIV (Human Immunodeficiency Virus). O HIV destrói as células que defendem o organismo contra doenças, deixando a pessoa vulnerável a outras infecções.

No Brasil, é exatamente entre elas que os casos de AIDS mais crescem. E o perfil é de mulheres jovens, com parceiro fixo e único. Segundo o Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids da Universidade de São Paulo, 71% das mulheres infectadas pelo HIV contraíram o vírus de maridos, ou namorados, com quem se relacionaram por mais de um ano.

Apesar das campanhas de prevenção, a AIDS tem avançado ano a ano entre o público feminino e entre as mulheres com parceiro fixo a resistência ao uso da camisinha é, logicamente, maior. Desde o início da década de 90, com um número maior de heterossexuais contaminados e a dificuldade de colaboração do parceiro para adoção das medidas preventivas necessárias, o verdadeiro grupo de risco está situado entre as mulheres casadas, com mais de 30 anos. Só para se ter uma idéia, em 88, havia uma mulher com AIDS para cada 18 homens e atualmente a média é de cerca de uma mulher para cada 3 homens com o vírus.

A mulher precisa ter consciência de seu direito de exigir o uso a camisinha masculina e também já existe a opção da camisinha feminina. Informe-se! Para saber mais e tirar suas dúvidas, uma ótima dica é o site do Programa Nacional de DST e AIDS.

Camisinha - Como utilizar

O site DST.com.br tem um passo-a-passo bastante completo de como colocar a camisinha, que reproduzo a baixo, porque tão importante quanto nunca abrir mão dela, é fazê-lo da forma correta!

Escolha uma marca de confiança. Carregue-a sempre com você. É recomendável ter uma ou mais unidades de reserva. Conserve-as protegidas do calor e utilize-as sempre dentro do prazo de validade.

Abra delicadamente a embalagem, cuidando para que esta operação não a danifique.

A colocação deverá ser feita com o pênis em ereção (duro). O prepúcio (pele) deverá estar tracionado e a glande (cabeça do pênis) exposta.

Deixe um pequeno espaço na ponta da camisinha. Isto é importante e pode ser conseguido comprimindo-se a extremidade da camisinha entre o polegar e o indicador e mantendo-os assim enquanto a coloca.

Encoste a camisinha enrolada na ponta da glande e desenrole-a até a base do pênis.

Se a camisinha não for lubrificada, utilize somente lubrificantes a base de água, os quais deverão ser aplicados sobre o pênis antes da colocação e/ou diretamente na camisinha após colocada

Após o uso retire a camisinha. Dê um nó na extremidade aberta e jogue-a no lixo. Camisinha é descartável, deve ser usada somente uma vez.

No caso da camisinha romper-se ou sair durante o coito, despreze-a e coloque uma nova.


Por Dr. Humberto Tindó
Chefe da Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Quinta D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Humberto Tindó falando sobre a AIDS entre as mulheres



Nenhum comentário: