Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pele na gravidez












Um dos problemas mais comuns enfrentado pelas grávidas é o escurecimento da pele em certas regiões do corpo. Por causa de uma série de alterações metabólicas e hormonais, como o aumento da produção de progesterona, as gestantes ficam muito mais suscetíveis a alterações pigmentares. Cerca de 75% das grávidas percebem manchas, escurecimento de áreas como mamilos e linha central do abdome, ou pintas e cicatrizes mais destacadas. Porém, cada organismo reage de maneira diferente e, em muitos casos, essas marcas desaparecem após a gravidez. Para aquelas mamães que se sentem incomodadas com as marcas da gravidez na pele, já existem tratamentos específicos que o próprio dermatologista pode indicar. Apesar disso, todas elas devem estar atentas para cuidados básicos especiais que este período demanda.

O melasma, por exemplo, que é a famosa mancha que aparece no rosto de algumas grávidas, pode ser prevenido com a ajuda do filtro solar. Certas áreas da pele são mais propensas ao escurecimento, como o rosto, as axilas, as coxas, o períneo e as cicatrizes e pintas, por isso a atenção a essas regiões deve ser redobrada. Durante a gravidez, o dermatologista deve indicar cosméticos adequados ao tipo da pele, protetores solares diários e cremes hidratantes especiais são capazes de proteger contra essas.

Já a hiperpigmentação da linha escura vertical no centro da barriga e da aréola mamária é muito comum em boa parte das grávidas e costuma desaparecer de forma parcial ou completa. Caso isso não ocorra naturalmente, pode se recorrer ao tratamento com produtos despigmentantes, mas apenas após o desmame do bebê.

Para a gestante, o uso do protetor solar é fundamental, bem como evitar a exposição demasiada ao sol. Há bons clareadores disponíveis no mercado. Mas, todo cuidado é pouco e muitos produtos, como os que contêm ácido retinóico e glicólico, são contra-indicados durante a gestação. Por isso, consulte sempre um especialista.

Já as estrias são outro grande vilão durante a gestação. Elas variam de mulher para mulher, mas, como via de regra, ao evitar o ganho de peso excessivo, utilizar hidratantes adequados e evitar o uso em excesso de sabonetes e os banhos muito quentes, a grávida consegue prevenir-se contra esse problema. Hidratantes de boa qualidade a base de óleos (amêndoas e uva, por exemplo) em regiões propensas como abdome, quadril e seios, costumam produzir bons resultados.

Toda futura mamãe já sabe, mas não custa lembrar: um programa de atividades físicas próprias para gestantes também traz grandes benefícios, além, é claro, dos cuidados com a alimentação. Ao ingerir bastante líquido, sua pele vai se manter mais hidratada e bonita.

Dr. Sérgio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D’Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Sergio Serpa falando sobre os cuidados com a pele durante a gravidez


Nenhum comentário: