Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 16 de junho de 2009

O sol e pele: limites para manter a saúde e evitar riscos













Com a temperatura amena e a sensação de que os raios solares são “mais fracos” durante o outono, muita gente acaba deixando a preocupação com a proteção da pele um pouco de lado nos meses mais frios do ano. Se você é uma dessas pessoas, já está mais do que na hora de rever seus conceitos: a proteção contra os raios solares deve ser um hábito constante e essencial durante o ano inteiro.

A exposição ao sol de forma adequada é fundamental para a saúde da mulher e a manutenção da pele. A luz solar atua na calcificação óssea, prevenindo a osteoporose, influencia na liberação de hormônios e traz uma série de outros benefícios à saúde, quando não usufruída excessivamente.

Um dos principais benefícios está associado à produção da vitamina D no organismo. Segundo estudos, essa vitamina protege contra certos tipos de câncer, como o de mama e também contra a osteoporose. Porém, a exposição crônica e exagerada ao sol pode trazer efeitos indesejáveis à epiderme. Isto porque os raios ultravioletas da luz solar penetram na pele e causam alterações do material genético de nossas células cutâneas, fazendo com que a quantidade de fibras colágenas diminua. A longo prazo, a pele vai ficando áspera e cada vez mais fina e exposta.

A demasiada exposição ao sol também pode causar alterações nas células que produzem o pigmento da pele, fazendo aparecer manchas claras ou acastanhadas. As rugas, sulcos profundos, flacidez e coloração amarelada são também decorrentes da exposição aos raios solares e, inclusive o câncer da pele.

Assim, as vantagens trazidas pela exposição solar, especialmente no nosso país, em que temos o privilégio de ter bastante radiação disponível o ano todo, podem se transformar em perigos para a saúde. Sendo assim, o melhor é sempre seguir o bom senso. É importante só se expor ao sol na parte da manhã, até as 10h; ou à tarde, após as 15h. Além disso, o uso diário de filtro solar é indispensável.

E lembre-se: em exposições mais prolongadas, o filtro solar deve ser reaplicado diversas vezes. Filtro solar, bonés, barracas e o proveito inteligente do sol são os principais aliados de uma pele saudável.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista da Rede D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Sergio Serpa falando sobre os benefícios e riscos da exposição ao sol


Nenhum comentário: