Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 30 de junho de 2009

"Escolhi a opção não invasiva para preservar meu útero" - História de uma paciente tratada com ExAblate

Esta semana, quis trazer para vocês alguns depoimentos emocionantes de pacientes que trataram seus miomas conosco. São casos bem legais que mostram a experiência dessas mulheres antes e depois do tratamento. Espero que gostem!

"Em 2005, por meio de um exame de ultrassonografia pélvica transvaginal, descobri que havia um mioma subseroso de 40 x 33 mm em meu útero. No início, não tinha sintomas, mas depois comecei a ganhar peso, não menstruar regularmente, sentir desconforto na barriga, suor excessivo e aparecimento de manchas no rosto.

Pelo tamanho do mioma à época, a médica achou por bem não operá-lo e manter o acompanhamento semestral do aumento de tamanho, por meio de exame de ultrassonografia transvaginal. Mas, em 2007, constatou-se a necessidade de intervenção cirúrgica, em virtude de um aumento significativo do volume do mioma e, também, a possibilidade de perda do útero. Fiquei preocupada e fui pesquisar a respeito do assunto na internet, onde encontrei informações sobre o método não invasivo (ultrasssom focalizado e guiado por ressonância magnética), praticado pelo Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas.

Contatei o Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, e fui orientada a realizar o exame de ressonância da pelve e encaminhar o laudo, via fax, pois moro em Brasília - DF, para análise e parecer. O parecer foi favorável ao tratamento.

Minhas razões para escolher essa opção não invasiva estavam na preservação do meu útero, uma vez que ainda não sou mãe, bem como ser a recuperação mais rápida que uma cirurgia convencional, exigindo menor afastamento das minhas atividades profissionais.


O tratamento em si foi muito tranquilo e durou mais ou menos umas cinco horas, devido o tamanho do mioma (9 cm). Os profissionais envolvidos foram muito eficientes e competentes, o que me proporcionou tranquilidade e confiança na equipe. Saí do hospital sem sentir nenhuma dor e nem marca na barriga. A recuperação também foi ótima. Alguns dias depois do tratamento, menstruei, proporcionando um grande bem-estar.

Já faz um ano que realizei o tratamento (26 de março de 2008). Estou me sentindo bem melhor, pois voltei a menstruar regularmente. O exame complementar, realizado após seis meses do tratamento, mostrou uma redução de tamanho em torno de quinze por cento. Sinal de que o tratamento foi satisfatório."

Helena Bastos, 46 anos, servidora pública


Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas da Rede D'Or
www.rededor.com.br/cdtm

Nenhum comentário: