Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dislipidemia - Quando o sangue fica "gordo"













Apesar do nome estranho e, talvez, exatamente por causa dele, muita gente não entende bem do que se trata a dislipidemia. A dislipidemia nada mais é do que o aumento anormal de lipídios no sangue, na maioria dos casos, triglicerídeos e/ ou “colesterol ruim” (LDL). Os lipídios são moléculas de gordura extremamente importantes ao organismo, por desempenharem funções no metabolismo, mas, quando em excesso, tornam-se muito perigosos. Por isso, a dislipidemia representa um importante fator de risco para doença cardíaca ou derrame e pode, inclusive, levar à morte.

O problema pode ter várias causas. A origem pode ser tanto genética, como consequência de doenças (por exemplo, insuficiência renal e hipertireoidismo), ou do uso de certos medicamentos (anabolizantes, inclusive); e, ainda, resultado de uma dieta rica em colesterol (gorduras saturadas) e triglicerídeos (carboidratos).

Como também pode ser uma condição assintomática, o paciente, a longo prazo, acaba por acumular essas substâncias nos vasos sanguíneos formando placas que levarão à diminuição da circulação sanguínea, criação de trombos, ou à obstrução do vaso. Dessa forma, pessoas com dislipidemia podem desenvolver aterioesclerose, infarto, angina, AVC e doenças vasculares de uma forma geral.


Para evitar a doença é preciso entender primeiro quais os fatores de risco que a antecedem. A mulher que tem problemas de hipertensão arterial, ou é diabética, tem casos de dislipidemia na família, fuma, tem colesterol HDL (“bom colesterol”) muito baixo, ou já passou dos 55 anos, deve estar atenta.

Apesar da doença nem sempre poder ser prevenida (quando de origem genética), o melhor a se fazer é manter exames regulares de colesterol e triglicérides (lipidograma) e se precaver com alimentação balanceada e exercícios regulares. Comer menos gordura e aumentar o consumo de fibras, vegetais e frutas; procurar alimentos riscos em Omega 3 (peixes e oleaginosas); abandonar o sedentarismo e o fumo, são passos em direção à saúde e armas importantes contra a dislipidemia.

Por Dra. Vera Cuoco
Endocrinologista da Rede D'Or

Clique no ícone e ouça a Dra. Vera Cuoco falando sobre dislipidemia



Nenhum comentário: