Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pré-diabetes: controle é fundamental













Dando continuidade ao assunto abordado ontem no blog, falaremos hoje sobre o pré-diabetes. Esse é o termo usado para identificar as pessoas que possuem risco potencial de desenvolver diabetes do tipo 2, pois já apresentam elevação anormal dos níveis de glicose no sangue, mas tais níveis ainda não estão altos o suficiente para caracterizarem a doença.

A melhor maneira de se identificar o pré-diabetes é por meio da dosagem periódica do nível da glicemia no sangue. É considerado pré-diabético quem apresenta taxa de glicemia de jejum entre 100 e 125mg/dl. Após diagnosticado o problema, através de um teste de tolerância à glicose, cujo resultado da glicemia de 120 min deverá estar até 140 mg/dL, é fundamental o acompanhamento médico e o tratamento com medicamentos para evitar que o quadro evolua para o diabetes do tipo 2.

Mas se você já está pensando em correr para o médico para verificar sua glicemia, muita calma: nem todas as pessoas precisam fazer o teste para saber se têm pré-diabetes. Quem deve medir a glicemia para o diagnóstico do pré-diabetes ou de diabetes mellitus são as pessoas maiores de 45 anos, principalmente aquelas acima do peso ideal. No entanto, algumas pessoas mais novas ou que não apresentam sobrepeso também devem realizar o teste caso apresentem alguns fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes. Esses fatores são: histórico familiar de diabetes, sedentarismo, hipertensão arterial, nível de colesterol ou triglicérides alterados, síndrome dos ovários policísticos, histórico de doença vascular ou, ainda, mulheres que tiveram bebês com mais de 4kg.

Se você se enquadra no chamado grupo de risco, não deixe de procurar um especialista e fazer avaliações regulares. Apesar de o pré-diabetes ser um estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2, é importante ressaltarmos que nem todos irão deixar a condição de pré-diabéticos para tornarem-se realmente diabéticos. Estudos comprovam que as pessoas que adquirem novos hábitos de vida, como a prática regular de exercícios físicos e a diminuição de cerca de 10% do peso corporal, têm bastante diminuídas as chances de se tornarem diabéticas.


Por Dra. Vera Cuoco
Endocrionologista da Rede D'Or

Clique no ícone e ouça a Dra. Vera Cuoco falando sobre o pré-diabetes


Nenhum comentário: