Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 17 de junho de 2009

Proteção solar - garantia de uma pele bonita e saudável por mais tempo












O principal aliado para quem deseja uma pele saudável e bonita são os filtros solares. Isso porque eles são essenciais não só para evitar que a pele fique ardida depois de exposta ao sol, como, principalmente, para prevenir o envelhecimento e diminuir a incidência do câncer. A importância do cuidado com a pele é tão grande, aliás, que deve começar cedo; mais exatamente antes do primeiro ano de vida, quando já é recomendável a aplicação regular e diária do filtro solar. Afinal, quanto antes se começar a proteger a pele, menor a exposição que ela terá aos efeitos nocivos do sol.

Atualmente, não faltam no mercado produtos de qualidade, que atendem às exigências médicas e peculiaridades de cada tipo de pele, ou até mesmo estilo de vida, como no caso de atletas e pessoas que trabalham muito expostas ao sol. Para as mulheres, há ainda alternativas de protetores solares para uso diário, como produtos sem cheiro ou específicos para o rosto e corpo. Já no caso dos bebês, há filtros específicos, de composição mais suave para não danificar sua pele mais sensível, nem provocar intoxicações.

Mas é muito importante termos em mente que, apesar de fundamental, apenas o uso de filtros solares não é suficiente para manter a pele protegida. Para isso, a mudança de hábito é tão ou mais importante. O uso de roupas adequadas, o costume de se usar chapéus e óculos escuros, evitar exposição prolongada e os horários de maior incidência de raios ultravioleta, ou seja, entre 10 e 15 horas, por exemplo, são algumas das medidas essenciais para preservar a pele da exposição excessiva ao sol.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Sergio Serpa falando sobre os filtros solares


Nenhum comentário: