Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dor de cabeça: culpe os hormônios!












Você costuma ter crises de dor de cabeça latejante, daquelas que pioram com qualquer movimento e chegam a durar horas ou até dias? Se sim, você está entre os cerca de 20% da população mundial afetada pela enxaqueca. E as mulheres são as mais atingidas: para cada dois homens, são cinco mulheres que sofrem com o problema, tendo a vida prejudicada pela incapacidade temporária provocada pelas fortes crises de dor de cabeça.

Antes da adolescência, a prevalência de enxaqueca é similar em ambos os sexos, mas, após a puberdade, as crises passam a acometer mais a elas, do que a eles. Grande parte disso se deve ao fator hormonal, em particular ao hormônio estrogênio. Estudos indicam que 65% das mulheres apresentam crises mais intensas durante o período menstrual. Mas a intensidade e a duração das dores pode variar. Enquanto muitas têm enxaqueca durante todo o mês e pioram durante a menstruação, outras podem sentir dor apenas nessa fase.

Outro motivo para o aumento da intensidade das crises no período menstrual é o uso de pílulas anticoncepcionais. Isso porque elas provocam uma queda ainda mais acentuada do nível de estrogênio no sangue, que, fisiologicamente, já é menor no período próximo à menstruação. Mas apesar das dores de cabeça serem mais comuns nas mulheres em idade fértil, muitas vezes podem ocorrer, também, naquelas que já atingiram a menopausa. Nesses casos, a culpa também é dos hormônios, já que as terapias de reposição hormonal podem desencadear as dores.

Por isso, se você sofre com a enxaqueca, converse com o seu ginecologista para encontrar o método anticoncepcional mais indicado para suas necessidades. No entanto, se as dores de cabeça forem frequentes mesmo que você não tome anticoncepcionais, ou faça terapia de reposição hormonal, é importante consultar um neurologista para descobrir a causa do problema e a forma mais adequada de tratamento. Mas atenção: cuidado com a automedicação. O uso indiscriminado de medicamentos é prejudicial à saúde e pode tornar sua dor crônica.

Por Dr. Humberto Tindó
Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Quinta D'Or

Clique no ícone e ouça o Dr. Humberto Tindó falando sobre a dor de cabeça


Um comentário:

Renata Alarcão disse...

Muito obrigado pelo artigo! Esta bendita enxaqueca me atormenta todos os meses na época da menstruação e nunca imaginei que poderia ter ligação com o fato de eu usar pilula anticoncepcional. Vou marcar um ginecologista urgente !