Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 23 de junho de 2009

Gravidez múltipla e tratamentos de fertilidade












Quem nunca desejou ter um casal de filhos de uma só vez? Apesar de ser o sonho de muitas mulheres, a gravidez de gêmeos pode ser mais arriscada. A possibilidade de prematuridade e complicações de diversos tipos, tanto para mãe quanto para o filho, aumenta proporcionalmente à quantidade de bebês.

A possibilidade de prematuridade e de complicações de diversos tipos, tanto para mãe quanto para o filho, aumenta proporcionalmente à quantidade de bebês no ventre. A mulher que aguarda a chegada de gêmeos, por exemplo, pode ter desde náuseas em excesso, até maior chance de desenvolver eclampsia e diabetes gestacional.

As taxas de gravidez gemelar crescem a cada dia no mundo inteiro com a popularização de tratamentos de reprodução assistida. Por isso, o desafio dos especialistas dessa área é desenvolver técnicas para reduzir as taxas de gravidez múltipla. Na Europa é onde há a maior fiscalização desse tipo de tratamento por parte dos governos e, portanto, as taxas são as melhores do mundo. Lá, o índice de gestação gemelar está inalterado há quatro anos, mantendo-se em 26,4%. Desse número, temos 24,4% de gestação gemelar, 2,0% de gestação trigemelar, e 0,04% de quadri-gemelar.

Buscando alcançar ainda menores taxas, vários centros pelo mundo vêm colocando em prática técnicas mais avançadas de reprodução humana assistida, em que se procura fazer a transferência de poucos embriões, ou de embrião único. O PGD - ou diagnóstico pré-implantacional de embriões - por exemplo, é uma tecnologia para selecionar embriões mais saudáveis que procura melhorar o índice de implantação no útero, possibilitando a transferência de menos embriões a cada tentativa de fertilização.

Em muitos tratamentos de fertilidade são utilizados hormônios para provocar uma hiper estimulação ovariana. Esse processo aumenta a produção de óvulos na mulher. No caso da fertilização in vitro - em que, em cada tentativa, costuma-se implantar no útero mais de um embrião -, a chance de gravidez múltipla é bem maior do que na fertilização natural. Apenas uma em cinco tentativas de fertilização in vitro resulta em gravidez, o que pode levar médicos a implantarem vários embriões de cada vez para ampliar as possibilidades de sucesso. Mas esse procedimento aumenta em muito a chance de multiplicidade de fetos, arriscando a saúde e até a vida dos bebês. Por isso, com o intuito de reduzir a chance de gravidez múltipla, especialistas em fertilidade vêm recorrendo a novas técnicas de análise dos embriões e de gametas.

A questão com a gravidez múltipla é que ela aumenta oss riscos de problemas intra-uterinos, como atraso no crescimento dos fetos e até abortos. Nesses tipos de gestação, é comum as crianças nascerem mais cedo e menores, com alguns dos problemas a que os prematuros estão sujeitos. As complicações mais comuns são: ameaça de aborto, abortos, partos prematuros, crescimento de um dos fetos prejudicado pela presença do outro ocupando espaço, e a síndrome de transfusão sanguínea de um feto para o outro, colocando em risco a vida de um deles.

Já para a gestante de gêmeos, é normal acontecer um excesso de náuseas e vômitos, o que, em alguns casos, pode, inclusive, comprometer seu estado nutricional, levando à perda de peso. Se houver um agravamento do quadro clínico, pode ser até necessário recorrer á internação, se a mulher não consegue recuperar o peso ideal. Além disso, a gestação de gêmeos aumenta a chance de hipertensão arterial materna, de pré-eclâmpsia, eclampsia, síndrome de HELLP e diabetes gestacional.


E, por fim, na gravidez múltipla existe indicação para cesariana, procedimento no qual ocorre os riscos inerentes a qualquer cirurgia. Por isso, por mais linda quês seja a gravidez de gêmeos, a mulher precisa ter em mente que sua saúde e dos bebês demanda muita atenção. Assim, o acompanhamento pré-natal e o os cuidados com a gestante que carrega mais de uma criança devem ser redobrados.


Por Dra. Maria Cecília Erthal
Ginecologista e Obstetra, Diretora clínica do Centro de Fertilidade da Rede D'Or

Clique no ícone e ouça a Dra. Maria Cecília Erthal falando sobre gestação de gêmeos


Nenhum comentário: