Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 21 de maio de 2009

Unhas: indicadores da saúde do organismo












Pintadas de várias cores, com diferentes tamanhos e formatos, as unhas dizem muito sobre a personalidade da mulher. Mas, mais do que enfeitar e conferir aquele detalhe charmoso ao visual, elas também são um forte indicador de como anda a nossa saúde. Por isso, é importante prestar atenção não só no aspecto das unhas, como também na sua textura e em eventuais manchas que surjam, pois elas podem ser decorrentes de alguns problemas de saúde, como doenças de pele, anemias e até enfermidades sistêmicas, que atingem diversos órgãos do nosso organismo.

Alterações na coloração das unhas podem ser indícios de problemas cardíacos e pulmonares, por exemplo. No entanto, na maioria das vezes, as modificações que apresentam têm causas dermatológicas, como a psoríase (doença inflamatória da pele) e as micoses provocadas por fungos. Alguns dos sintomas são a presença de manchas brancas na superfície, pequenas depressões ao longo do comprimento e unhas amareladas. Já as micoses são mais comuns nas unhas dos pés, devido ao fato de ficarem mais expostas a topadas e à sujeira. Elas costumam aparecer com uma mancha branca no canto da unha, que depois vai amarelando até tornar-se esverdeada.

Unhas quebradiças e fracas são outro problema que aborrece grande parte das mulheres. As causas vão desde características genéticas até o tipo de esmalte e removedor que se usa, uma vez que eles podem ressecar e enfraquecer as unhas. Para evitar que isso aconteça, procure usar sempre produtos hipoalergênicos e aplicar óleos e hidratantes para fortalecê-las.

Outro cuidado essencial para unhas sempre saudáveis e sem infecções é evitar retirar as cutículas, uma vez que elas existem para proteger a região entre a pele e a unha, barrando a entrada de sujeira e bactérias que podem provocar uma infecção. O ideal, então, é somente afastá-las, evitando arrancar com o alicate e utilizando sempre ferramentas desinfetadas. Mas isso não é tudo: o cuidado com o formato do corte também é essencial. Ele deve ser quadrado nas unhas dos pés, já que os cortes ovais, redondos ou pontiagudos provocam o encravamento da unha. Nas mãos, o formato oval é ideal para quem tem unhas fracas, por quebrar com menos facilidade.

Se suas unhas apresentarem manchas, micoses ou estiverem muito fracas, mesmo com a aplicação de hidratantes, não deixe de procurar um dermatologista para indicar o tratamento adequado. Só ele pode analisar se existem doenças na própria unha ou se o enfraquecimento e as manchas são decorrentes de alguma doença do corpo, como a anemia, doenças da tireóide ou até mesmo câncer de pele.

Por Dr. Sérgio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Sérgio Serpa falando sobre a saúde das unhas




Nenhum comentário: