Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pele oleosa












A maior parte das mulheres já sofreu ou sofre com um problema que embaraça e prejudica a auto-estima: a pele oleosa. A pele, normalmente, elimina quantidades regulares de gordura através de suas glândulas sebáceas, o que forma uma película que mantém a epiderme lubrificada e protegida. Porém, por diversas razões, a produção de sebo pode ser acentuada, principalmente em locais de maior concentração das glândulas, como na região “T” da face, no colo e na parte superior das costas. O resultado é uma pele brilhante, com poros abertos, irritada e fragilizada. E, além de constrangimento, a pele oleosa também pode abrir caminho para cravos e espinhas.

Hoje já se sabe que a maior causa da oleosidade é a predisposição genética, mas alterações hormonais também influem, e muito. A produção do sebo é regulada principalmente por fatores hormonais. Nas mulheres, as glândulas sebáceas são estimuladas pelos hormônios ovarianos e os provenientes das glândulas supra-renais.

Além disso, alguns fatores não hormonais também afetam as glândulas sebáceas. O clima mais quente e a radiação ultravioleta do sol, por exemplo, aumentam a produção de sebo. Da mesma forma, o estresse e uma alimentação pouco saudável também podem influenciar no funcionamento das glândulas.

Para manter uma pele bonita e saudável, algumas dicas básicas podem ser úteis:

- Lavar o rosto no máximo duas vezes ao dia e com água fria, para não retirar gordura em excesso e estimular ainda mais as glândulas, como efeito rebote;

- Usar sempre sabonetes neutros, ou indicados pelo dermatologista;

- Para fechar os poros, acalmar a pele e refrescar, você pode tonificá-la com adstringentes sem álcool;

- Para hidratar, use sempre com produtos sem álcool, em gel, ou loção, por exemplo;

- Filtros solar, sempre fundamental para evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele, também sem óleo, em gel;

- Maquiagem em excesso, com uso de pós compactos e bases, deve ser evitada, pois obstrui os poros e aumenta as chances de desenvolver acne;

- Sempre retirar a maquiagem antes de dormir com demaquilante sem álcool.

- Evite ao máximo alimentos gordurosos, beba bastante água e dê preferência a uma alimentação com frutas, legumes e verduras.


Mas, se o excesso de oleosidade for muito grande e se nenhuma dessas medidas ajudar a controlá-lo, não é motivo para se desesperar. A boa notícia é que, a cada dia, a medicina descobre e aprimora os tratamentos no combate à oleosidade. É preciso atenção, porém, para não cair na tentação de se automedicar. A má utilização de cremes, pomadas e tratamentos realizados por profissionais não qualificados podem trazer danos irreparáveis à pele. Procure um dermatologista, pois só ele vai ser capaz de lhe indicar o tratamento adequado para o seu tipo de pele.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Sérgio Serpa falando sobre pele oleosa




Nenhum comentário: