Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pele jovem e bonita por mais tempo












O envelhecimento é um processo natural ao organismo e atinge todas as células de uma forma geral. Porém, na pele, por ser o invólucro do corpo, essas alterações ficam ainda mais evidentes. As principais mudanças percebidas com o passar do tempo são a perda de elasticidade e brilho e o surgimento de rugas, manchas e flacidez. O envelhecimento da pele é provocado por diversos fatores, inclusive aqueles inevitáveis, como a idade e a constituição genética de cada pessoa.

Na estrutura da pele, começa a acontecer uma série de mudanças que vão alterando seu aspecto de dentro para fora. A oxidação aumenta, pois o organismo já não elimina mais as toxinas e oxigena as células da mesma forma, com isso, há a diminuição da renovação celular. Assim, a epiderme fica cada vez mais fina, com menos camadas. Já com a diminuição da produção hormonal, a pele fica mais ressecada. E, além disso, na derme, a retenção de água e a produção de fibras de colágeno e elastina já não é a mesma de antes, o que prejudica sua firmeza e elasticidade.

Não há como impedir o envelhecimento da pele, mas há um grupo de causas externas, que aceleram ainda mais a sua degradação, que pode e deve ser combatido. O sol é, de longe, o principal agente relacionado ao envelhecimento. Os raios ultravioletas A e B podem causar danos que vão desde vermelhidão a queimaduras, como também, com o passar do tempo, rugas, manchas senis e até câncer de pele.

Por isso, é fundamental utilizar filtro solar todos os dias e evitar a exposição excessiva aos raios solares. Hoje já está comprovado que essa prática desde a juventude previne o envelhecimento cutâneo, além, é claro, de proteger contra doenças mais graves. Para peles morenas, o protetor FPS 15, mais comum na maior parte das formulações é suficiente, mas para pessoas de pele clara, ou com pele sensível, um bloqueador bloqueador solar com FPS 30FPS é o mais recomendável

Outro inimigo da pele é o hábito de fumar, que além de produzir rugas em torno da boca, diminui a circulação de sangue e, consequentemente, a nutrição cutânea. Nesse caso, a recomendação é uma só: parar de fumar.


Para evitar os danos, além do protetor solar, o uso de bons hidratantes, ou ainda cosméticos antiidade, pode ser iniciado aem média, aos 25 anos de idade, minimizando linhas finas e rugas, além de hidratar e criar uma barreira eficiente contra a agressão externa. Outra medida importante para retardar o envelhecimento da pele é seguir uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, que ajudam a prevenir a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.


Mas se os estragos já tiverem ocorrido, existem diversos recursos disponíveis para reverter ou amenizar os sinais de uma pele envelhecida. Consulte o seu dermatologista e veja qual tratamento é mais indicado para o seu caso.


Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Sérgio Serpa falando sobre o envelhecimento da pele




Nenhum comentário: