Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cabelos - cuidados com a beleza e saúde dos fios












Conhecido como a moldura do rosto, os cabelos são uma das partes mais valorizadas do corpo feminino. Especialmente entre as brasileiras, que adoram cabelos longos e lisos, a busca por tratamentos para deixá-los cada vez mais bonitos chega ao ponto de ameaçar a saúde, tanto dos fios, quanto do organismo como um todo. Mas não pense que todos os fios são iguais. Para cuidar bem deles é preciso respeitar a diferença de cada tipo de cabelo.

Fios normais, oleosos, secos ou mistos; cada um deles merece um tipo de cuidado específico. Os normais não ressecam ou ficam oleosos facilmente porque as glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem a quantidade ideal de gordura para nutrir os fios. Basta lavá-los regularmente com um xampu suave.

Já mulheres com cabelos oleosos apresentam excesso de óleo no couro cabeludo e devem procurar lavá-los diariamente, hábito que, ao contrário do que diz a sabedoria popular, não provoca a queda dos fios. Os cabelos que caem durante a lavagem são aqueles que atingiram o final de seus ciclos, portanto, esta queda é processo natural do organismo. Exceto quando a queda é em quantidade anormal, que pode ser sinal de estresse ou alguma doença.

Cabelos ressecados e sem brilho ficam mais suscetíveis aos danos externos, como o sol, o vento e os agentes químicos empregados para coloração e alisamento. Esses devem ser lavados com menor frequência para evitar que se ressequem ainda mais, e o uso de condicionadores é fundamental.

Por fim, os cabelos mistos, aqueles oleosos na raiz e secos nas pontas, são característicos da maioria das mulheres de cabelos compridos e devem ser lavados com xampus para cabelos oleosos, sempre associados ao uso de condicionadores nas pontas.

Mulheres com cabelos crespos, cacheados ou secos e que querem mudar o visual encontram disponíveis no mercado cada vez mais opções de tratamentos que prometem cabelos lisos e brilhantes. O problema é quando são usados produtos nocivos à saúde em nome da beleza. As famosas escovas progressivas e outros tratamentos que utilizam produtos não autorizados pelos órgãos de saúde podem representar riscos sérios. Essas substâncias agem sobre a queratina que recobre os fios, quebrando suas cadeias e alisando as madeixas. Mas o excesso de produtos químicos, principalmente de formol, utilizado nessas formulações, pode gerar desde alergias, (com ardência, manchas avermelhadas e coceira na pele), quebra dos fios, a irritação nos olhos e até problemas mais graves, se a exposição for muito frequente.

Segundo a lei, o uso de formol em concentração acima de 0,2% é ilegal. Mas para conseguir o alisamento, muitos salões aplicam doses várias vezes maiores. O problema é que o formol é tóxico quando inalado ou em contato com a pele.

Veja recomendações da ANVISA sobre o uso de formol

Por isso, muito cuidado antes de aplicar no seu cabelo aquele último tratamento que promete milagres, não deixe de conversar com o seu dermatologista para ver se os produtos utilizados não agridem os fios ou provocam danos à estrutura capilar.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or

Nenhum comentário: