Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sedentarismo: o grande mal do século XXI












Intimamente relacionado à obesidade, o sedentarismo é considerado o grande mal do novo milênio, fonte de diversas doenças que interferem diretamente na nossa qualidade de vida. Ele pode ser definido como a grande diminuição ou até mesmo a ausência total da atividade física, que não diz respeito somente à atividade esportiva, mas ao baixo gasto de calorias no cotidiano de uma forma geral. Uma pessoa sedentária é aquela que pratica pouca ou nenhuma atividade física no dia-a-dia, com um gasto de calorias inferior a 2.200 por semana.

Além do aumento do peso, o estilo de vida sedentário acarreta diversos outros males para o nosso organismo. Ele provoca o desuso dos sistemas funcionais, fazendo com que o aparelho locomotor e outros órgãos usados durante as atividades físicas entrem em um processo de regressão funcional. Esse processo acarreta vários fenômenos danosos ao corpo, como a atrofia das fibras musculares, a perda da flexibilidade articular e o comprometimento do bom funcionamento de vários órgãos. Isso sem falar do fato de que o sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças, como o diabetes e o infarto do miocárdio.

Como prevenir é sempre melhor do que remediar, para evitar que todos esses problemas aconteçam, o melhor mesmo é deixar de lado o sedentarismo e começar a se exercitar mais. Praticar esportes ou freqüentar uma academia, fazendo exercícios sob a orientação de um profissional de educação física, são as melhores formas de exercitar o corpo de maneira saudável e agradável. Com tantas opções de esportes e inovações nas academias, você com certeza pode encontrar aquele exercício que se adéque às suas necessidades e características.

Mas se o orçamento anda apertado ou você é do tipo que simplesmente detesta esportes, não precisa se desesperar nem se entregar de vez ao sedentarismo. Com mudanças simples no cotidiano, não é difícil se exercitar e ter uma vida mais saudável. Descer do ônibus um ponto antes e caminhar o resto da distância, trocar o elevador pelas escadas e levantar para mudar o canal da tevê em vez de utilizar o controle remoto, são exemplos de medidas simples e eficientes para evitar o sedentarismo. Experimente!

Por Dra. Vera Cuoco
Endocrinologista da Rede D'Or


Clique no ícone e ouça a Dra. Vera Cuoco falando sobre o sedentarismo




Nenhum comentário: