Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 19 de maio de 2009

Oleosidade da pele, espinhas e acne afetam mais as mulheres do que os homens












Incômodo, constrangimento e vergonha são sentimentos de muitas pessoas que sofrem com espinhas, cravos e oleosidade excessiva da pele. A acne é uma doença crônica, que acontece por causa do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e pela colonização da superfície cutânea por bactérias.

Calcula-se que 80% das pessoas tenham algum grau de acne em determinado momento da vida. Existem mais de 50 tipos de acne, doença que costuma afetar, principalmente, os adolescentes. Entre os adultos, são justamente as mulheres as mais atingidas. Isto devido às influencias hormonais, muito mais presentes nelas, do que neles. A acne atinge principalmente as regiões da pele onde se concentram as glândulas sebáceas, como o rosto, o pescoço e as costas, e é caracterizada pela formação de cravos e espinhas.

No caso das mulheres, especificamente, a acne ainda pode ser apenas pano de fundo de outras doenças, como, por exemplo, a síndrome do ovário policístico. Mulheres que têm alta produção de andrógenos também costumam apresentar quadros de acne. Até mesmo o estresse é capaz de desencadear ou agravar o problema.

Há alguns mitos a serem esclarecidos a respeito da acne. Um deles é o fato de que não há estudos que comprovem que a ingestão de alimentos gordurosos, guloseimas, chocolates e amendoim agravem o problema de oleosidade na pele. Também, afirmar que o sol ajuda a melhorar espinhas e cravos não é correto, assim como a atividade ou freqüência sexual nada influencia no aparecimento ou melhora da acne.

Muita gente sofre desse mal e não busca tratamento. Principalmente porque tende-se a achar que a oleosidade é uma característica do tipo de pele de determinada pessoa. Mas a acne deve ser investigada e tratada, para se descobrir o real fundo da doença e evitar não só o agravamento do caso, como também prevenir marcas e manchas na pele.

O tratamento da acne pode ser tópico, sistêmico, ou hormonal. O tratamento tópico consiste no uso de substâncias que diminuem a oleosidade da pele e a inflamação provocada pelas espinhas, e é geralmente associado ao tratamento sistêmico, com antibióticos que agem na redução das bactérias associadas à acne.

Já o tratamento hormonal costuma ser uma boa opção no caso das mulheres adultas. Se você sofre com a acne, não tente se medicar por conta própria, pois isso pode acabar piorando o problema. O ideal é procurar um dermatologista, para que ele defina o tratamento mais adequado para o seu tipo de acne.


Algumas medidas podem ser tomadas no combate à oleosidade intensa, como manter uma higiene adequada da pele nas regiões afetadas. Deve-se lavar o rosto duas ou três vezes por dia, no máximo, desde o queixo até a linha de cabelos na parte superior da testa, com movimentos circulares e delicados. Enxaguar com água morna e não utilizar buchas ou esponjas. A escolha adequada do sabonete é essencial. O ideal são os sabonetes leves; os neutros, próprios para a pele do local.
Dica: a prática de exercícios também é importante para prevenir e evitar a acne, já que melhora todo o funcionamento do organismo.

Por Dr. Sergio Serpa
Dermatologista do Hospital Copa D'Or


Clique no ícone e ouça o Dr. Sérgio Serpa falando sobre o oleosidade da pele




Nenhum comentário: