Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 13 de maio de 2009

Obesidade é doença










A obesidade é uma doença crônica, metabólica e multifatorial séria. Em todo o mundo, transformou-se num grave problema de saúde pública e já não é mais vista como decorrente apenas de gula, de falta de força de vontade, ou distúrbio psicológico. Hoje já sabemos que é uma doença de suscetibilidade genética, com forte influência ambiental, em que diversos mecanismos metabólicos estão alterados, favorecendo um balanço energético positivo e o ganho de peso.

A obesidade pode ter seu início em qualquer etapa da vida, mas costuma agravar-se na adolescência, gravidez e com a menopausa. O grande problema da doença é que ela pode trazer complicações e aumentar o risco para diversas outras patologias. Entre elas estão: diabetes; hipertensão arterial; dislipidemia (alteração das gorduras no sangue); doença coronariana; acidente vascular cerebral; apnéia do sono; deformidades articulares; cálculos de vesícula; aumento de acido úrico e alguns tipos de câncer (vesícula, mama e endométrio-útero).

Além disso, um organismo obeso pode desenvolver distúrbios hormonais que causam problemas sérios como o aumento de insulina e de estrogênio na circulação sanguínea. Com isso, algumas mulheres obesas apresentam menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa retardada, ausência de menstruação, pouco fluxo menstrual e até falta de ovulação, gerando problemas de fertilidade.

Para muitas mulheres, a luta contra a balança é realmente uma batalha para a vida toda e demanda mudanças profundas no estilo de vida. Mas estar um pouco acima do peso não significa que você está obesa. Ao procurar um especialista, ele poderá fazer uma avaliação endócrina completa, que inclui o cálculo do IMC (índice de massa corporal), avaliação de história familiar, distribuição de gordura corporal, avaliação laboratorial e caso necessário, ultrassom abdominal. Assim, poderá determinar que tipo de tratamento é mais adequado para o seu caso.

Tenha em mente que, seja qual for o nível de obesidade e a etapa de vida, duas medidas são básicas para controlar o problema:

- Diminuir a ingestão alimentar, seja por dieta restritiva, em alguns casos cirurgias bariátricas, ou ainda medicamentos anorexígenos.

- Aumentar o gasto de energia por meio de exercícios, ou medicamentos calorigênicos e o uso de drogas que diminuam a absorção de gorduras a nível intestinal.

Por Dra. Vera Cuoco
Endocrinologista da Rede D'Or


Clique no ícone e ouça a Dra. Vera Cuoco falando sobre obesidade em mulheres




Nenhum comentário: