Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 19 de agosto de 2014

Hospital São Luiz inaugura Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica


O Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, em São Paulo, inaugurou ontem à noite o Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
O tratamento da obesidade é complexo e envolve uma série de questões, que extrapolam apenas o aspecto médico. Por este motivo, o espaço será o único da capital paulista a trabalhar com estrutura multidisciplinar, envolvendo desde psicólogos, cirurgiões, nutricionistas até preparadores físicos.
Para que o tratamento seja bem sucedido, é necessário que haja um acompanhamento pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica e metabólica. O Centro funcionará como uma clínica, já que o paciente encontra no mesmo local todos os profissionais necessários neste processo. “O tratamento da obesidade extrema exige uma grande mudança de hábitos alimentares, de estilo de vida e adaptação à transformação física. Por isso nasceu a ideia de criar um Centro de Excelência que oferece acompanhamento médico completo”, diz Luiz Vicente Berti, cirurgião bariátrico do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.
Para garantir o conforto e bem-estar do paciente, o Centro também conta com uma infraestrutura específica. Além de um centro cirúrgico altamente tecnológico, a unidade Itaim oferece um andar exclusivo para o tratamento de obesos. São 13 apartamentos privativos com mobiliário customizado para atender as necessidades de cada paciente.
“O Centro de Excelência oferece diferentes tipos de procedimentos e cirurgias para combater a obesidade. Os tratamentos mais indicados são os minimamente invasivos, pois proporcionam menos riscos de complicação, menos dor e menor tempo de recuperação. Mas é importante reforçar que a escolha do tratamento é feita individualmente pelo médico e paciente, a partir das particularidades de cada caso”, explica Luiz Vicente Berti.
O espaço é certificado pela organização internacional Surgical Review Corporation (SRC), responsável pelos melhores locais de tratamento da obesidade mórbida no mundo.
Dr. José Jair de Arruda Pinto, diretor da unidade, recebeu os convidados, apresentou a equipe e agradeceu a presença de todos.
Mais informações:
Obesidade extrema: a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de gordura no organismo. A obesidade é considerada extrema quando um indivíduo atinge um índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 35 kg/m². O percentual de brasileiros com obesidade mórbida e sobrepeso continua preocupante.
Atualmente, o excesso de peso atinge 95 milhões de pessoas no país e 1,9 bilhão no mundo, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). As projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS) também merecem atenção. Estudo global da OMS estima que até 2015 existam 2,3 bilhões de pessoas com sobrepeso e 700 milhões de obesos.
Doenças associadas: a obesidade pode estar associada a um grande número de doenças metabólicas, como hipertensão, apneia do sono, colesterol alto, problemas articulares e diabetes e entre outras.
Tratamentos: os tratamentos para redução do peso incluem supervisão nutricional, programas de modificação comportamentais psiquiátricos, dietas, medicamentos para redução do apetite, uso do balão intragástrico e cirurgia bariátrica e metabólica.
#rededor #HospitalSaoLuiz #CentrodeExcelencia #CirurgiaBariatrica



Nenhum comentário: