Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 2 de março de 2009

O que são miomas?

Tumores benignos mais comuns do trato genital feminino, os miomas atingem uma em cada quatro ou cinco mulheres e aparecem geralmente em torno dos 30 ou 40 anos de idade. Na maioria dos casos, os miomas são inofensivos e nem precisam de tratamento. Porém, há situações em que eles podem gerar sintomas e ocasionar problemas, dependendo da localização, tamanho e quantidade de nódulos, constituindo a causa de grande parte das cirurgias de retirada do útero (histerectomia) e da maioria das cirurgias ginecológicas realizadas no Brasil.

Os nódulos são formados a partir das células do tecido muscular da parede uterina, o miométrio, e seus tamanhos podem variar desde pequenos a formações tão grandes que chegam a ser confundidas com uma gravidez de seis meses.

Como os miomas se desenvolvem em diferentes partes do útero, os sintomas e sua intensidade variam de acordo com a localização dos tumores e abrangem desde dores na região lombar até aumento da intensidade das cólicas e do fluxo menstrual, com formação de coágulos que podem levar à anemia.
Além desses sintomas, os miomas também são uma causa significativa de infertilidade feminina. Por se localizarem no útero, eles podem causar diversos tipos de dificuldades para engravidar, como obstruções mecânicas e coágulos residuais; impedimento da implantação do embrião; alterações no interior do órgão e em sua cavidade, dificultando a passagem do esperma; e até o aumento das contrações uterinas, podendo levar a abortos.

Localização dos miomas

Os miomas podem ser de três tipos diferentes, de acordo com a sua localização:

Subserosos: crescem para fora do útero e atingem maiores proporções, podendo comprimir órgãos adjacentes ao útero e provocar aumento da freqüência urinária, constipação intestinal, além do aumento do volume abdominal

Intramurais: crescem dentro da parede uterina, geralmente ocasionando deformidades anatômicas da pelve, podendo gerar cólicas, sangramentos e problemas de fertilidade.

Submucosos: crescem dentro da cavidade uterina e são os que causam mais sintomas, provocam hemorragias, cólicas e representam risco a fertilidade, como abortos no início da gestação quanto dificuldades para engravidar.

Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas da Rede D'Or


Clique no ícone e ouça a Dra. Fernanda Chagas falando sobre Miomas



4 comentários:

Anônimo disse...

olá bom dia..foi-me diagnosticado um polipo endocavitario supra cistico ,durante uma visita de rotina ao meu ginecologista. desde do dia 1 de setembro que ando com dores fortes lombares que eram tão fortes que tive que ir ao hospital ,ai nao me fizeram nada ,so disseram que tinha muita obstipação nos intestinos..ando preocupada sem saber bem o que é isso e tanbem nao pude fazer a ecografia endovaginal porque a minha medica que eu confio os meus exames esta ainda de férias..por favor pode me explicar o que é isso?muito obrigada oliv. ana-s70@hotmail.com

Espaço Saude da Mulher disse...

Olá,

A princípio, você deve fazer uma ultrassonografia transvaginal e uma vídeo-histeroscopia para esclarecer esse diagnóstico, pois, pela descrição, fica um pouco complicado dar qualquer diagnóstico, pois não apresenta nenhum dado conclusivo.

Atenciosamente,

Dra. Maria Cecília Erthal
Ginecologista e Obstetra

Anônimo disse...

Boa tarde !!!Dra. Fernanda,eu sou uma mulher com 54anos de idade, no momento separada, tive dois filhos de partos normais, meu primeiro filho com 23 anos de idade o outro dois anos depois; fiz laqueadura depois que tive o último filho, sou portadora de mioma uterino intramural constatado após avaliação ginecológica mediante exames laboratoriais US, fiz uso de DIU por 10 anos e so o retirei por causa de um sangramento que aconteceu na época . Não menstruo mais há + ou - 5 anos. Tenho planos de refazer a minha vida com outro homem , ele quer que eu tenha um bb com ele apesar de saber dessa realidade, pois contei a ele sobre o que me aconteceu. É sabido que a medicina evolui dia a dia e eu já vi uma mulher de 60 anos de idade ter engravidado pra dar à filha um bb que ela o gerou. Eu pergunto a Sra. Dra. Fernanda:existe alguma possibilidades de isso vir a acontecer nas minhas circunstâncias, dependendo do tipo de laqueadura que foi feita, quais os riscos que eu corro se isso for possível, me esplique por favor para que eu dê á ele uma posição.Gostaria que a Sra. me esclarecesse com detalhes , espero a sua resposta ansiosamente.Obg pela atenção.Abraço.

Espaço Saude da Mulher disse...

Olá,
Acredito que você deve procurar um serviço especializado em reprodução humana, para um melhor esclarecimento. Neste caso, mesmo sem ter acesso aos exames pertinentes ao mioma citado, é notório que existem outras questões, talvez mais importantes que o mioma, em relação à fertilidade, como a idade, a menopausa e a laqueadura tubárea.

Atenciosamente,
Dr. Plinio Tostes Berardo
Nédico responsável pelo de Centro de Miomas da Rede D'Or