Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 27 de março de 2009

Depoimento de uma paciente tratada com ExAblate

Gostaria de dividir com vocês o depoimento que recebemos de uma paciente atendida no Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas. Acredito que a experiência da Cristiane Angélico pode ser útil para outras mulheres que sofrem com miomas e ainda não conhecem todas as opções já estão disponíveis hoje.

"Procurei um ginecologista em março de 2007, em Rondonópolis, Mato Grosso, para uma consulta de rotina, e também principalmente devido ao aumento do meu fluxo menstrual. Foi aí que descobri que possuía um mioma uterino. Inicialmente, a idéia foi até de uma histerectomia, mas o médico não recomendou. Foi colocado um DIU como tentativa de conter o sangramento. No princípio, deu resultado, mas com o tempo o sangramento voltou, mesmo com o DIU. O desconforto era durante todo o mês, eu sangrava diariamente. Em uma última consulta, com outro ginecologista em Brasília, fui indicada para histerectomia. No desespero, havia agendado a cirurgia para o dia 13 de março de 2008 e já tinha todos os exames pré-operatórios prontos. Apesar de não pretender engravidar mais, eu e meu marido ficamos muito assustados e passamos a procurar na internet se não havia um tratamento para miomas.

Foi aí que descobrimos que no Rio de Janeiro existia um tratamento específico para mioma uterino, o ExAblate. Ligamos para obter mais informações e fomos muito bem instruídos. Fomos até o Rio, fiz a ressonância magnética do útero, que era o exame necessário e retirei o DIU para aí podermos fazer o tratamento.

Durante o procedimento, no dia 24 de março de 2008, praticamente não tive dor, apenas um pequeno desconforto. Apesar de ter útero retrovertido e uma cicatriz de cesárea, foi feita uma manobra para que fosse possível o procedimento. Durou aproximadamente quatro horas, com monitoramento de dois médicos anestesistas. Após o procedimento, fui almoçar, estava super bem. À noite, fomos caminhar na beira da praia e tomar água de coco. É muito tranquilo o procedimento e o pós-operatório. Na realidade, não existe pós-operatório, porque eu fiz o procedimento numa segunda-feira e na quinta-feira já estava em meu consultório odontológico em Brasília, trabalhando.

Hoje, dia 17 de maio de 2008, tenho minha vida normal. O ciclo menstrual é regular e adeus sangramento. Voltei a ter qualidade de vida!"

Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas da Rede D'Or
www.rededor.com.br/cdtm

Um comentário:

Anônimo disse...

Hoje, 30 de março de 2009, 1 ano após o Exablate,continuo sem sangramento, inclusive, na
menstruação ocorreu também uma diminuição
do próprio fluxo. Porém, em outubro de 2008, apenas com intuito de
acompanhar ginecologicamente a redução do
mioma, dirigi-me até Goiânia. E lá, em uma clínica renomada após a feitura
de um ultrassom, o médico, além de
ignorar as ressonâncias magnéticas e o Exablate, falou-me que voltaria a
sangrar, porque, ao ver dele, só há
um real tratamento para mioma: cirurgia. Todavia até agora nada de
sangramento, o que me dá a impressão de que
existe muitos médicos, seja por desconhecimento ou vaidade, contrários ao
tratamento com Exablate."