Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 5 de março de 2009

Câncer de mama

Para a mulher, os seios são uma parte muito especial do corpo. Não só definem sua feminilidade, como representam ligação com os filhos, ao amamentar e uma poderosa arma de sedução. Talvez por isso, a mais temida doença entre elas seja o câncer de mama. Ele assusta pela alta freqüência, mas principalmente pelos efeitos psicológicos que causa nas vítimas.

Hoje, no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, é o tipo de carcinoma que mais causa óbito entre as mulheres e para 2008 foram estimados 49.500 casos novos, o que representa 51 casos para cada 100 mil pessoas. Mas nem tudo são más notícias. Os especialistas são unânimes: com o avanço em diagnóstico e tratamento, é possível detectar a enfermidade cada vez mais cedo e curá-la na maior parte dos casos.

O câncer é um desenvolvimento anormal das células, que crescem substituindo o tecido saudável e podem invadir outros órgãos ou regiões. Contra o câncer de mama ainda não há prevenção, mas é possível detectar precocemente a doença. Quanto mais cedo a doença é descoberta maiores são as chances de cura, chegando a 98% nos casos iniciais.


Por Dra Ellyete Canella
Radiologista da Rede D'Or e do Instituto Nacional de Câncer - INCA

Clique aqui e ouça a Dra. Ellyete Canella falando sobre câncer de mama



Um comentário:

Anônimo disse...

Há 5 anos, durante um auto-exame das mamas, percebi um caroço no seio esquerdo. Fui correndo ao médico e, depois dos exames, detectaram que era um tumor maligno. Meu mundo caiu na hora que fiquei sabendo, mas como descobri logo no início, não tive maiores problemas e hoje estou bem.
Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de fornecer informações sobre a saúde das mulheres no blog! Mas no que diz respeito ao câncer de mama, seria bom se vocês dessem mais informações sobre o auto-exame, que posso dizer que salvou a minha vida, mas que muitas mulheres ainda desconhecem.