Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 6 de março de 2009

Mamografia

A mamografia – exame de raios-X das mamas e de parte das axilas – é a principal forma de detecção precoce do câncer de mama, sendo a única capaz de diagnosticar lesões pequenas, mesmo quando essas ainda não são palpáveis. Como não se conhece ao certo a causa do problema, a melhor opção é a detecção precoce, para tratá-lo em sua fase mais inicial. Atualmente, a mamografia já é capaz de identificar lesões menores do que um centímetro, o que amplia enormemente a possibilidade de cura. Para isso, ela deve ser realizada anualmente, a partir de 40 anos, com maior ênfase para o grupo entre 50 e 69 anos, faixa etária em que a doença tem maior prevalência.

Algumas mulheres, porém, não a fazem com medo da dor que a compressão pode causar. Só que a compressão é fundamental para tornar a mama mais uniforme e também reduzir a dose de radiação durante o exame. Ela deve ser aplicada gradualmente e tem curta duração. Quando as mamas são comprimidas de forma adequada, a imagem radiográfica obtida tem melhor qualidade, o que é indispensável para identificar lesões. Nas mulheres com mamas muito sensíveis, o ideal é a realização da mamografia logo após a menstruação, para reduzir o desconforto.


Hoje não se recomenda mais o auto-exame, pois evidências científicas indicam que, como estratégia de rastreamento, ele não causa redução na mortalidade. O exame clínico das mamas deve ser realizado por um profissional treinado para identificar alterações suspeitas na região. Já exames como ultrassonografia e ressonância magnética não substituem a mamografia e são recomendados apenas em algumas situações, para complementá-la, especialmente no grupo de alto risco.

Mas lembre-se: prestar atenção ao próprio corpo é sempre importante. Se você notar sintomas como nódulos, regiões endurecidas, secreção da mama fora do período de aleitamento e feridas no bico do seio sem causa aparente, deve procurar seu médico imediatamente. Não necessariamente o caso será de câncer, mas há diversas outras doenças das mamas que devem ser tratadas com cuidado.

Por Dra Ellyete Canella

Radiologista da Rede D'Or e do Instituto Nacional de Câncer - INCA

Clique aqui e ouça a Dra. Ellyete Canella falando sobre a mamografia



Nenhum comentário: