Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Saiba mais sobre o coma prolongado




Na novela “A Vida da Gente”, a personagem Ana, vivida pela atriz Fernanda Vasconcelos, entrou em coma após sofrer forte trauma craniano. A personagem passou a viver em estado de mínima consciência por tempo prolongado e indeterminado.

O neurologista do Hospital Copa D’Or, Dr. Bernardo Liberato, acompanhou o laboratório realizado pelo ator Thiago Lacerda para viver o médico do folhetim. Dr. Bernardo explica o coma prolongado:

“Os casos mais comuns de coma ocorrem após traumas cranianos graves e AVCs extensos. Nos casos de estado vegetativo prolongado, apenas uma pequena parte dos pacientes volta à consciência plena por terem ficado tanto tempo sem interação com o mundo exterior. Tampouco há como saber o que se passa na mente do paciente, para desconforto dos familiares”, explica.

O neurologista afirma também que os estudos mais recentes dão conta da introdução de um estimulador elétrico cerebral para auxiliar os pacientes a recobrar pelo menos parte de sua consciência. No entanto, segundo o especialista, são poucos os casos realizados e os resultados ainda são escassos.

Nenhum comentário: