Steve Jobs, fundador da Apple, faleceu ontem, aos 56 anos de idade, após anos de luta contra um câncer de pâncreas. A notícia, que deixa órfãos os amantes da tecnologia, traz à tona algumas dúvidas. Por exemplo, o que é o pâncreas? O que ele faz? Qual o papel deste órgão no funcionamento do nosso corpo? Por que um câncer no pâncreas pode ser tão avassalador?
O Hospital e Maternidade São Luiz ajuda você no esclarecimento dessas informações.
O pâncreas: glândula que faz parte do aparelho digestivo. Está localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago.
Função: produção de enzimas, que atuem na digestão dos alimentos, e insulina, o hormônio responsável pela diminuição do nível de glicose (açúcar) no sangue.
Câncer de pâncreas: tem como fatores de risco, principalmente, o tabagismo, o consumo excessivo de gordura, carnes e bebidas alcoólicas, e longa exposição a compostos químicos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Quem desenvolve: a doença é rara antes dos 30 anos de idade e mais frequente a partir dos 60 anos. O sexo masculino tem uma maior incidência da patologia.
Incidência: no brasil, representa 2% de todos os tipos de câncer e 4% do total de mortes por câncer. A taxa de mortalidade da doença é alta, pois na maioria dos casos ela só é descoberta quando já está em estágio avançado, pois é assintomática.
Prevenção: adotação de medidas como erradicar o consumo de derivados do tabaco e consumir de maneira consciente bebidas alcoólicas e gorduras.
Sintomas: perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia tontura e dor nas costas.
Diagnóstico: exames de sangue, fezes e urina, além de tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância nuclear e biópsia do tecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário