Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 18 de outubro de 2011

Saiba mais sobre a Síndrome Metabólica




A Síndrome Metabólica não é bem uma doença, e sim um conjunto de fatores de risco de doenças cardiovasculares. Fatores como sedentarismo e alimentação inadequada podem resultar no desenvolvimento da Síndrome.

Segundo o Dr. Leonardo Esperman, endocrinologista do Centro de Tratamento da Obesidade da Rede D'Or, os indícios da presença da Síndrome Metabólica são percebidos pelo aumento na circunferência da barriga, hipertensão e também pela alteração nos resultados nos exames de sangue. “Se os índices de glicemia, triglicemia, colesterol e ácido úrico estiverem fora do padrão, é importante que a pessoa tenha atenção. Às vezes o problema só é percebido depois que complicações, principalmente as cardiovasculares, começam a se manifestar”, diz Esperman.

Hoje em dia, 30% da população brasileira têm os critérios para Síndrome Metabólica, e esses critérios estão associados principalmente à obesidade.

Para se prevenir, é importante adotar um estilo de vida saudável. Praticar atividades físicas regulares, inclusive as aeróbicas como caminhada, bicicleta, natação, dança e artes marciais, ajudam a evitar o desenvolvimento da Síndrome Metabólica. Uma alimentação saudável também é muito importante. “Sabemos que pequenas e simples mudanças na alimentação diminuem muito o risco de ter doenças cardiovasculares com angina, infarto, derrame entre outras.

Nenhum comentário: