Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 10 de julho de 2014

No inverno, sua pele exige mais atenção. Saiba o porquê e como tratá-la.



As baixas temperaturas do inverno costumam desencadear o surgimento ou agravamento de várias doenças, inclusive dermatológicas.  Entre as mais recorrentes, estão a dermatite atópica, a dermatite seborréica, a psoríase e a ictiose.

Dra. Cláudia Alcântara Gomes, dermatologista do Hospital Barra D’Or, afirma que este fato ocorre porque “durante essa época do ano há comprometimento da oleosidade natural da pele, conferida pelo seu manto lipídico, fundamental para manter a hidratação e protegê-la contra agressões físicas, químicas e biológicas. Além disso, como fatores agravantes e inerentes ao inverno, há a diminuição da sudorese e da ativação das células que produzem esse manto hidro lipídico”.
Soma-se a estas alterações, o fato de que durante esse período, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e demorados, que tornam a pele mais seca e vulnerável.  
Para reduzir os danos característicos da estação, Dra. Cláudia deu algumas recomendações de cuidados com a pele. Confira:
- evite banhos quentes e prolongados;
- evite também o uso abusivo de sabonetes e opte por tipos neutros ou hidratantes;
- ingira líquidos adequadamente;
- não se esqueça de que o uso do filtro solar continua sendo indicado;
- aplique cremes hidratantes duas vezes ao dia.

Em relação a esta última dica, a dermatologista afirma que uma grande variedade de cremes hidratantes podem ser utilizados, a maior parte composta de ureia, óleo de amêndoas doces, óleo de semente de uva, lactato de sódio, ácido hialurônico, ácido glicólico, entre outros.
Lábios também precisam de cuidados

Assim como as outras regiões do corpo, os lábios sofrem com o ressecamento e devem ser adequadamente hidratados.
“O uso de hidratantes labiais deve ser empregado sempre que necessário e, sobretudo, em pacientes com herpes labial, cuja ativação pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles as rachaduras decorrentes das baixas temperaturas”, conclui Dra. Cláudia. 


#rededor #BarraDOr #pele #cuidados #inverno

Nenhum comentário: