Sobre o que você quer saber?







terça-feira, 15 de julho de 2014

Cuidado com as lesões ao praticar exercícios físicos



Dizer que praticar esportes faz bem à saúde é “chover no molhado”, como diz o ditado. Entretanto, é preciso estar atento às lesões que os exercícios físicos podem causar.

Uma das partes mais afetadas do corpo é o joelho, articulação que suporta o peso do corpo. “Ele é articulado por três ossos (fêmur, tíbia e patela), estabilizado primariamente por ligamentos e secundariamente pela musculatura flexora e extensora. Entre o fêmur e a tíbia existem duas estruturas fibrocartilaginosas, uma interna e outra externa, que funcionam como amortecedores, chamadas de meniscos”, explica Dr. André Luiz Campos Pessôa, ortopedista do Hospital Caxias D’Or.

O especialista afirma que no Brasil, as lesões de joelho ocorrem principalmente em decorrência do futebol, uma vez que este é o esporte mais praticado no país e, muitas vezes, em condições de piso e calçado inadequados.

Dr. André faz ainda uma associação entre o aumento das lesões e o crescimento do número de corridas de rua. “Cada vez mais vemos uma “explosão” de eventos relacionados com corridas ao ar livre, também expondo o joelho à sobrecarga.”

As principais lesões estão relacionadas a traumas direto (contusão) e indireto (torções), que levam às lesões dos ligamentos e dos meniscos. Mas exercícios de repetição e alto impacto podem levar a tendinites e sobrecarga das cartilagens.

Para quem pratica exercícios como hobby, procurar aconselhamento médico para identificar eventuais problemas cardiovasculares e verificar a capacidade aeróbica é sempre o primeiro passo para evitar problemas futuros.

“Deve-se analisar também se existe alguma condição pré-existente no joelho, alguma anormalidade na pisada, encurtamento de cadeias musculares (alongamento muscular inadequado) e sobrepeso”, orienta Dr. André Luiz.

“A avaliação de um profissional de Educação Física é desejável para um bom planejamento e acompanhamento físico. A orientação nutricional também é recomendada”, conclui.




#rededor #HospitalCaxiasDOr #lesao #joelho #saude #exercicios

Nenhum comentário: