Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cuidados com a catapora em adultos


Conhecida popularmente como catapora, a varicela é um infecção viral, altamente contagiosa e que acomete principalmente crianças, mas os adultos que ainda não foram contaminados também correm o risco. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo já confirmou 2.168 casos até julho deste ano.

A transmissão ocorre pela via aérea, com gotículas de espirros, tosse ou contato com as lesões na pele. De acordo com a clínico-geral do Hospital e Maternidade Brasil, Ariadne Stacciarini (CRM: 81179-SP), os sintomas são parecidos com as infecções virais.

 “Febre, mal estar, cansaço são os primeiros sinais da doença, que podem se confundir com outras patologias. Posteriormente inicia o aparecimento de lesões avermelhadas pelo corpo, que alteram para bolinhas de água e depois para crostas”.

Normalmente a catapora evolui entre sete e 10 dias e o tratamento é realizado por meio de medicamentos sintomáticos, que têm como funcionalidade reduzir a febre e dor, além de aliviar a coceira. Além disso, o ideal é lavar as lesões (pintas) com sabão normal durante o banho, secar, não fazer uso de nenhum tipo de pomada e não fazer curativo.

Nenhum comentário: