Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Corpo saudável e sem medicamentos


Com a chegada do verão, os jovens intensificam a busca pelo corpo perfeito. Porém, alguns deles ultrapassam os limites e fazem uso de substâncias que podem ser altamente prejudiciais a saúde, os anabolizantes.

 O hormônio masculino, presente nos anabolizantes, deixa a massa muscular mais desenvolvida, dando o falso efeito ‘sarado’ ao corpo. Segundo especialistas, tomar drogas derivadas ou semelhantes ao hormônio testosterona – seja para ficar forte ou criar mais resistência em treinos pesados – é muito prejudicial à saúde, principalmente entre adolescentes.

 “Se um menino de 14, 15 anos usa anabolizantes, as cartilagens de crescimento se fecham e ele ficará com a estatura atrofiada, menor do que o esperado” diz Alex Leite, endocrinologista do Hospital São Luiz. E os malefícios não param por aí. Como o fígado fica responsável por metabolizar a substância, esse órgão pode desenvolver um câncer ou tumor, conta o especialista.

Além disso, anabolizantes podem causar infertilidade, impotência, atrofiamento dos testículos, queda de cabelo. No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pêlos além do normal.

 Aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite também são características do uso dos hormônios. É comum também que muitos atletas utilizem anabolizantes, a fim de conseguirem um melhor desempenho dentro do esporte. No entanto, quando a substância entra em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo humano.

Porém, isso é caracterizado Doping, e o esportista pode ser punido por isso, como já ocorreu em inúmeros casos. Dependendo da situação, o atleta pode ser banido do esporte. “A melhor forma de atingir o corpo perfeito é ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas sob orientação de um profissional”, finaliza o especialista.

Nenhum comentário: