Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Calculo renal: previna-se!

Os cálculos renais costumam aparecer mais de uma vez na vida daquelas pessoas que já tiveram pedra nos rins. Também chamado de litíase urinária, ou simplesmente pedra nos rins, o cálculo renal consiste em formações sólidas compostas de sais minerais (principalmente cálcio e fósforo) e outras substâncias, como o ácido úrico, por exemplo.

Essas cristalizações, parecidas com um tipo de areia, formam-se tanto nos rins quanto na bexiga e atingem os mais variados tamanhos. Além disso, podem migrar pelas vias urinárias, causando muita dor e complicações.

Muitas vezes o paciente não percebe que tem cálculo renal porque, dependendo do tamanho, os sintomas são inexistentes e o cristal (“areia”) acaba sendo expelido naturalmente junto à urina. Porém, também há casos de cálculos muito grandes que crescem de forma silenciosa e, às vezes, destroem o rim sem que o problema seja notado.

Os cálculos que geram sintomas são normalmente aqueles que migram pelo trato urinário. O indivíduo deve desconfiar se sentir uma dor aguda na área próxima aos rins - localizados na região lombar, logo abaixo dos pulmões -, que pode ser acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

Na maioria das vezes, os sintomas da cólica renal têm início abrupto e todos os que já passaram por essa experiência relatam que a dor é muito forte. Observe também se a cor da urina está alterada e se há muita vontade e desconforto ao urinar. Dependendo, pode ocorrer a presença de sangue na urina.

A causa exata da formação dos cálculos nem sempre é conhecida. Fatores como má alimentação, pouca ingestão de líquidos, principalmente água, mau funcionamento do sistema urinário e predisposição genética costumam ser os agentes mais comuns.

Para se prevenir, é de extrema importância o aumento da ingestão de líquidos - cerca de dois litros por dia para uma pessoa adulta; a redução de sal, proteína animal e de certos tipos de alimentos ricos em cálcio (como queijos, leite e chocolate) na dieta diária; e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Dr. Ricardo Greca, urologista do Hospital Copa D’Or.

Nenhum comentário: