Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atenção para o uso de remédios durante a gravidez

Durante a gestação, as mamães precisam redobrar a atenção sobre diversos aspectos da vida: o que comer, o quanto dormir, como se exercitar, etc. E um cuidado muito importante que precisa ser tomado no decorrer da gravidez diz respeito aos medicamentos consumidos pela gestante.

Em entrevista para a revista Crescer, Humberto Tindó, coordenador do setor de obstetrícia do Hospital Quinta D’Or, afirma que muitas vezes as pacientes chegam ao consultório declarando que utilizam suplementos vitamínicos: “É uma tendência. Muitas mulheres chegam no consultório tomando ou por conta da academia ou porque acreditam que é importante para a gravidez. Quem não toma e está grávida, pede”.

É importante que toda e qualquer medicação consumida pela gestante seja prescrita unicamente pelo obstetra e, caso ela já faça uso de algum remédio, informar o nome para o médico a fim de saber se a sua ingestão acarreta algum risco para o bebê.

Existem certas substâncias que são terminantemente proibidas para quem está grávida ou deseja engravidar:

Sinvastatina: usada para controlar os índices de colesterol no sangue. O seu uso pode causar má formação nos órgãos do feto.

Tetraciclina: antibiótico, pode provocar problemas nos ossos do bebê.

Talidomida: indicado para o tratamento de hanseníase, AIDS, lúpus e alguns tipos de câncer. Causa má formação nos membros superiores e inferiores do feto em qualquer fase da gestação.

Isotretinoína: utilizada em casos de acne severa, causa má-formação. Só pode ser vendida com uma receita especial e a paciente precisa assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo a não engravidar.

Nenhum comentário: