Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 14 de dezembro de 2011




A correria do dia a dia, a alimentação desequilibrada, a poluição e o nível de estresse, principalmente de quem vive nos grandes centros urbanos, contribuem para o surgimento precoce de muitos problemas de saúde.

Por isso, o ritmo de vida atual exige uma série de cuidados especiais com o corpo, como ingerir alimentos melhores, praticar exercícios físicos e até mesmo relaxar, o que tem sido cada vez mais difícil para grande parte da população.

Tradicionalmente, seja por falta de tempo ou de conhecimento, muita gente só costuma procurar o médico quando sente algum sintoma, o que pode significar problemas de saúde em estágio já avançado, que, se tivessem sido detectados prematuramente, poderiam ser mais facilmente solucionados.

Por essa razão, a recomendação de check-ups regulares não apenas a quem já passou dos 40, mas também para pessoas mais novas, mesmo que não apresentem, aparentemente, qualquer sinal de doenças, tem sido cada vez mais comum por parte dos especialistas. A bateria de exames é capaz de detectar alterações no funcionamento do organismo e orientar o paciente a adequar hábitos de vida, evitando problemas futuros de saúde.

De acordo com o Dr. João Carlos Brito, cardiologista do Hospital Copa D’Or, a ênfase na população jovem é importantíssima, visto que a sociedade sofreu muitas mudanças nos últimos anos, tornando doenças antes predominantes em pessoas com 50 ou 60 anos, comuns em indivíduos na faixa dos 30.

O estresse do trabalho e as cobranças aumentaram muito, assim como o padrão nutricional se modificou. A qualidade dos alimentos não é mais a mesma, além da grande quantidade de agrotóxicos e conservantes no que comemos. Junte a isso hábitos que não se tinha antes, como beber e fumar muito, consumir café em excesso e junky food, e fica claro por que recebemos tantos pacientes com um perfil metabólico desfavorável”, afirma o especialista.

Confira os exames básicos de um check-up:

A série de exames do check-up é elaborada de acordo com a necessidade de cada paciente. Idade, sexo e histórico familiar são fatores preponderantes para a indicação de quais análises devem ser feitas ou não. Apesar de variarem de pessoa para pessoa, os mais comuns são:


1 - Análises clínicas

Hemograma completo

Dosagem hormonal

Perfil Lipídico

Hepatite e outras sorologias

Bioquímica
Urina
Fezes

2 - Radiologia / Ultrassonagrafia

Raios X de tórax

Ultrassonografia de abdome total com vias urinárias

Ultrassonografia de próstata

Ultrassonografia de mama

Ultrassonografia de pelve transvaginal


3 – Nutricional

Bioimpedância corpórea

Antropometria

4 - Métodos gráficos

Ecocardiogra a de repouso

Teste ergométrico

Ecocardiograma

Doppler de carótidas e vertebrais

Angio tomografia computadorizada de coronárias e score de cálcio

Ressonância magnética de coração (caso necessário)

Tomografia computadorizada de crânio (caso pertinente)


5 - Consultas Médicas

Cardiologia

Dermatologia

Oftalmologia

Entre outras especialidades, quando necessário

6 - Grupo Multidisciplinar

Avaliação com nutricionista

Consulta com fisioterapeuta

Visita de professor de educação física

Nenhum comentário: