Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Coma é estar em sono profundo sem consciência





Estar em sono profundo sem qualquer sinal de sonhos e pensamentos é o estado das pessoas em coma. Na grande maioria dos casos, quem permanece nesta condição não possui consciência do que ocorre no ambiente, nem indícios de atividade mental subjetiva.

Exatamente o que ocorre quando nos submetemos a uma anestesia geral. “Geralmente, o indivíduo não pode ser acordado por mais intensos que sejam os estímulos aplicados com este intuito”, afirma Dr. Ricardo de Oliveira Souza, coordenador de Neurociências do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Inúmeros fatores podem conduzir alguém ao coma, a exemplo de causas metabólicas - doenças renais, hepáticas e respiratórias-, traumatismos crânioencefálicos e os acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos.

“O coma jamais persiste além de alguns dias a poucas semanas”, informa Dr. Oliveira. Após este prazo, o paciente evolui ao estado vegetativo, quando passa a abrir os olhos durante períodos do dia sem que isso signifique a recuperação da consciência.

“Quanto à possibilidade de retomada da consciência a partir do estado vegetativo, este fenômeno é extremamente raro, mas há registros de casos isolados em que tenha acontecido”, pontua o especialista.

Os danos trazidos ao organismo depois de coma ou do estado vegetativo são impactantes, variando de demência, comprometimento visual e da linguagem, além de paralisia.

“Casos tratados com os meios atuais de sustentação da vida podem durar em estado vegetativo por tempo indefinido, principalmente se o paciente for jovem e previamente saudável”, diz.

Entenda o coma

 Causas: metabólicas, traumatismos crânioencefálicos e acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos.

 Como é diagnosticado: o coma é caracterizado por inconsciência de olhos fechados e ausência de tônus postural.

 Funcionamento do organismo no coma: não possui consciência. Funções vegetativas preservadas, como respiração, excreção, digestão e regulação da temperatura.

 Reação do corpo após sair do coma: do ponto de vista cognitivo, a pessoa vai rapidamente se atualizando nos acontecimentos que tiveram lugar durante o período de inconsciência, tanto relacionados ao mundo quanto a ela própria. Ao mesmo tempo escaras, paralisias e distúrbios de linguagem são reabilitados por especialistas treinados na área.

 Possíveis sequelas: demência, comprometimento visual e da linguagem, paralisias.

 Tratamento após acordar: reabilitação motora, da linguagem, ocupacional e psicoterápica, dependendo de cada caso.

 Porcentagem de pessoas que acordam do coma: cerca de 25% dos casos.


Entenda o estado vegetativo

 Causas: as mesmas que levam ao coma, pois o estado vegetativo é um
desdobramento temporal do coma.

 Como entra nesta condição: após algumas semanas, o coma se transforma no estado vegetativo, quando os olhos ficam abertos durante algumas horas do dia.

 Funcionamento do organismo no estado vegetativo: como o nome indica, o organismo desempenha todas as funções de um vegetal: respira, faz a digestão, a circulação e a excreção de resíduos orgânicos.

 Impactos no organismo: as mesmas do coma.

 Porcentagem de pessoas que acordam do estado vegetativo: menos de 3% dos casos e, ainda assim, com graves sequelas cognitivas.

Nenhum comentário: