Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cuidados e riscos do AVC




De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, o AVC é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas em todo mundo a cada ano. No Brasil, são mais de 100 mil pessoas por ano. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um derrame.

O neurologista do Hospital Barra D'or, Dr. André Lima, é especialista em prevenção da doença e explica que o acidente vascular cerebral é uma alteração do fluxo de sangue no cérebro, que ocorre por falta ou extravasamento de sangue em alguma região do corpo. O especialista diz ainda que é possível sim se prevenir contra o AVC.

Conheça os fatores de risco para a doença:

• Pressão alta

Dr. André lima explica que as paredes internas das artérias sofrem traumas por causa do fluxo do sangue mais forte. “Esses traumas formam pequenos ferimentos nas paredes, que podem obstruir a passagem do sangue (AVC isquêmico) ou romper a parede da artéria (AVC hemorrágico)”, diz.

• Tabagismo

O cigarro aumenta a coagulação do sangue, deixando-o mais grosso e aumentando as chances do derrame. "Pessoas que fumam e usam contraceptivos orais têm riscos maiores ainda, pois os hormônios dos anticoncepcionais também interferem na coagulação sanguínea", explica Dr. André Lima.

• Diabetes

O excesso de glicose no sangue aumenta a coagulação e o deixa mais viscoso. "Isso diminui o fluxo de sangue das artérias e pode levar a um AVC", conta Dr. André Lima.

• Doenças do coração

De acordo com Dr. André Lima, arritmias cardíacas podem formar pequenos coágulos dentro das artérias e veias do coração. "Esses coágulos podem ser enviados às artérias cerebrais, provocando um AVC isquêmico", explica.

• Colesterol

O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e endurecimento das artérias. Esse processo provoca arteriosclerose - endurecimento das artérias - e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.

• Sedentarismo e obesidade

A prática de exercícios físicos é fundamental para controlar praticamente todos os fatores de risco de AVC. Por outro lado, a falta desse hábito e a obesidade só aumentam as chances.

Nenhum comentário: