Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 23 de novembro de 2011

23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil





Com base em referências dos registros de base populacional, são estimados mais de 9 mil novos casos de câncer infanto-juvenil no Brasil por ano. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.

O câncer infantil corresponde a um grupo de diversas doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.

Diferentemente do câncer de adulto, o câncer da criança geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que no adulto afeta as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos (câncer de mama, câncer de pulmão).

Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas pelo câncer podem ser curadas se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Pensando nisso, Centro de Oncologia da Rede D’Or foi inaugurado com o objetivo de diminuir o tempo entre o diagnóstico e o tratamento das doenças oncológicas, um dos períodos mais angustiantes para os pacientes.

Com esse foco, uma estrutura ambulatorial de Oncologia Clínica está associada a um arsenal de equipamentos diagnósticos de última geração, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e serviço de Hemodinâmica.

Dr. Alexandre Palladino, médico responsável pela área de Oncologia Clínica, diz que o grande destaque do Centro fica por conta do serviço de Radioterapia e Radiocirurgia, que oferece alta tecnologia e ainda mais precisão nos procedimentos.

Outros diferenciais importantes são os investimentos em pesquisa, na multidisciplinaridade e formação da equipe, que conta não apenas com psicólogos, nutricionistas e oncologistas gerais, mas também com médicos de áreas específicas da Oncologia, como sublinha o Dr. Palladino:

“Os psicólogos e nutricionistas acompanham os pacientes e familiares durante todo o processo e os oncologistas especializados em tipos de tumores específicos agregam uma segunda opinião a quadros complexos, avaliando caso a caso.
Nos orgulhamos em ter uma atuação consistente em pesquisa clínica, em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, o que demonstra um aprimoramento contínuo da equipe e das condutas médicas aplicadas”.

Nenhum comentário: