Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 2 de maio de 2014

Você sabia que o Alzheimer pode atingir pessoas com menos de 65 anos?

A doença de Alzheimer é uma enfermidade degenerativa, incurável e multifatorial. Isso quer dizer que pode ser causada por uma variedade de fatores de risco genéticos e ambientais. Normalmente, ela afeta pessoas idosas, mas você sabia que a patologia pode se manifestar em pacientes com menos de 65 anos de idade? Quando isso ocorre, ela é considerada precoce e sugere um componente genético mais forte.

Segundo o Dr. Claudio Meilman Ferreira, neurologista do Hospital Caxias D’Or, “apesar de rara, a ocorrência precoce da enfermidade é mais frequente em famílias com histórico em que ela é muito presente. Há casos em que a doença não salta gerações e pode afetar o avô, o pai, o filho e o neto”.  

Os sintomas da manifestação precoce são semelhantes aos do Alzheimer de início tardio: um dos mais comuns é a falha da memória para fatos recentes. A patologia evolui lenta e progressivamente para dificuldades relacionadas à fala e linguagem, percepção espacial, problemas para realizar atividades rotineiras como tomar banho e trocar de roupa. “A doença também gera alterações do comportamento e prejudica funções como planejar e realizar uma atividade, perceber os erros e fazer uma comparação com o planejamento”, afirma Dr. Claudio.

A piora dos sintomas ocorre de maneira distinta entre os doentes e a velocidade da progressão da patologia também varia de pessoa para pessoa. Entretanto, a literatura médica diz que a sobrevida média de um paciente depois do diagnóstico é de 3 a 8 anos.

“Apesar dos grandes avanços da tecnologia, o diagnóstico de probabilidade ainda é feito com base em critérios clínicos, ou seja, depende da avaliação do caso - história, sinais, sintomas, e exames físicos”, explica o neurologista. Por este motivo, é essencial o acompanhamento médico regularmente.

O tratamento do Alzheimer é baseado no uso de drogas que retardam a morte celular ou suprem o cérebro de substâncias químicas. Como a enfermidade não tem cura, o objetivo é melhorar alguns sintomas e retardar a evolução da doença. Atualmente, há muitos estudos em andamento sobre novos medicamentos e também muita esperança. Mas nada de concreto”, completa Dr. Claudio.

O Grupo de Apoio a Familiares de Pessoas com Alzheimer do Hospital Rios D’Or realiza um trabalho de apoio e autoajuda aos familiares e cuidadores de pessoas com a doença.

Os encontros são temáticos e têm como objetivo divulgar técnicas e conhecimento para as pessoas que convivem com o paciente. As palestras são gratuitas e ocorrem mensalmente, na última quinta-feira do mês, das 15h às 18h, no Auditório do Hospital. Neste mês de maio, excepcionalmente, o encontro acontecerá na penúltima quinta, dia 22. O assunto abordado será “Queda de idosos – impacto e prevenção”.

Para se inscrever, entre em contato pelo e-mail marketing@riosdor.com.br ou pelos telefones (21) 2448-3646 ou 2448-3549.




Nenhum comentário: