Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 15 de maio de 2014

O que fazer quando uma criança engasga

É relativamente comum as crianças engasgarem. Em geral, a situação se resolve sem maiores problemas, mas o que fazer quando alguma delas fica sufocada com algum alimento sólido?

Em entrevista ao blog Espaço Saúde da Mulher, a Dra. Maria Fernanda Melo Motta, responsável pela coordenação de Pediatria do Hospital Rios D’Or, deu orientações sobre como agir nessas situações.

Segundo a pediatra, há manobras específicas para socorrê-las, de acordo com a idade.

“Se o menino ou a menina tiver menos de 12 meses até dois anos, deve-se colocá-lo no colo, incliná-lo para frente e dar três tapinhas nas costas. Em seguida, a recomendação é virá-lo de barriga para cima e, mantendo elevada a cabeça da criança, dar tapinhas em seu tórax”, afirma a Dra. Maria Fernanda.

No caso de pequenos com mais de dois anos, é necessário aplicar a “Manobra de Heimlich”, uma técnica de emergência também utilizada em adultos quando há algum corpo estranho entalado nas vias respiratórias, que impede a pessoa de respirar.

Na prática, a Manobra consiste no seguinte: o adulto deve segurar a vítima por trás, abraçá-la e, com as duas mãos juntas, apertar o estômago da criança três vezes. O procedimento deve ser repetido até que o alimento seja expelido.

“Neste meio tempo, a criança precisa ser levada para o hospital e deve-se observar se ela não perdeu a consciência”, explica a Dra. Maria Fernanda.

A pediatra ainda alerta para os cuidados que devem ser tomados ao oferecer aos pequenos alimentos que tenham superfícies mais lisas. Frutas como uva e cereja precisam ser cortadas bem fininhas, em tiras, e não ao meio. Algumas balas também devem ser evitadas.


#rededor #RiosDOr #crianças #engasgo




Nenhum comentário: