Sobre o que você quer saber?







quinta-feira, 8 de maio de 2014

O que é a apneia do sono?

A apneia do sono ou apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma doença crônica que requer cuidados para a vida toda. Consiste em pequenas pausas respiratórias e é um dos distúrbios do sono mais comuns.

Segundo o Dr. Claudio Meilman Ferreira, neurologista do Hospital Caxias D’Or, as principais características da enfermidade são:

- apneias obstrutivas e despertares relacionados ao esforço respiratório,
- sinais de sono perturbado, como ronco e agitação,
- sintomas diurnos que podem ser atribuídos ao sono perturbado, como sonolência, fadiga ou falta de concentração.

A patologia é considerada uma doença importante porque pode aumentar as chances de um desempenho cognitivo ruim durante o dia, como falta de atenção e dificuldades de memória, já que o sono da noite anterior não foi reparador.

Também é uma enfermidade relevante porque pode causar outros problemas de saúde indesejados devido a despertares frequentes, prejudicando a "arquitetura do sono" e a ocorrência de eventos fisiológicos, como a liberação de hormônios. Além disso, a apneia do sono também pode ocasionar por meses ou anos seguidos a hipoxemia, que consiste no baixo teor de oxigênio no sangue.

“A SAOS - como também é conhecida - tem sido a associada a um maior risco de desenvolvimento de doenças do aparelho cardiovascular, como hipertensão arterial e arritmias; e de doenças metabólicas, como a resistência a insulina, o diabetes e a síndrome metabólica”, explica o Dr. Claudio.


O neurologista ainda afirma que, estatisticamente, se não tratadas, pessoas com diagnóstico de apneia do sono na sua forma grave tem um risco aumentado de morte, independentemente de outros fatores de risco, como os cardiovasculares.

#rededor #CaxiasDOr #apneiadosono #sono


Nenhum comentário: