Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Saúde das pernas

Ao ficarmos em pé, as varizes apresentam um fluxo sanguíneo fica invertido, a favor da gravidade, o que é chamado de refluxo venoso. Isso causa o acúmulo de sangue no vaso, que dilata e se deforma. Este problema é comum em quem costuma passar muito tempo na mesa posição.

 “As varizes costumam se manifestar principalmente em mulheres a partir dos 35 anos e são causadas, geralmente, por fatores genéticos. Porém, outros fatores também são importantes, como obesidade, gravidez, vida sedentária, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal, além de cigarros”, esclarece o angiologista e cirurgião vascular do Hospital São Luiz, Ricardo Tebaldi (CRM: 82910).

A seguir, o especialista dá três dicas para evitar o problema:

1 - Pratique exercícios: Além de auxiliar no fortalecimento da musculatura, “os exercícios físicos são prioridade na lista de cuidados, até porque o sobrepeso também é um fator de risco e pode sobrecarregar o organismo”, afirma.

 Quando estamos de pé, as varizes apresentam um fluxo sanguíneo fica invertido, a favor da gravidade, o que é chamado de refluxo venoso. Isso causa o acúmulo de sangue no vaso, que dilata e se deforma. O problema é comum em quem costuma passar muito tempo na mesa posição.

2 – Mantenha as pernas esticadas sempre que possível: a prática facilita o retorno do sangue para a virilha, diminuindo o inchaço das pernas, conhecido como edema.

3- Não permaneça muito tempo numa só posição: desta forma, você permite que a circulação sanguínea do seu corpo possa trabalhar melhor.

Nenhum comentário: