Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Agora é a vez dos homens!

Com o fim do Outubro Rosa, tem início o Novembro Azul: mês dedicado a conscientizar os homens para a importância da prevenção do câncer de próstata, doença que apresenta chances de cura de 90% quando detectada no início.

 Confira algumas dicas do Dr. Gustavo de Alarcon (CRM: 87.945), urologista do Hospital e Maternidade São Luiz para cuidar da próstata e prevenir o desenvolvimento de doenças:

 Coma frutas vermelhas

 O licopeno, substância encontrada em frutas vermelhas, principalmente no tomate, funciona como um escudo que protege o organismo e dificulta o desenvolvimento do câncer.

 Faça exercícios

O sedentarismo é sempre um vilão, não somente por favorecer o aparecimento de câncer de próstata, mas também por ser responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças. Praticar exercícios e ter uma vida saudável são ferramentas fundamentais para ter uma boa saúde.

 Evite substâncias tóxicas 

Fumo e consumo exagerado de bebida alcoólica enfraquecem o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível ao desenvolvimento da doença.

Cuide da alimentação 

Uma alimentação rica em gordura animal, frituras e pimenta pode piorar a inflamação da glândula, principalmente quando a mesma já se encontra com tamanho alterado, aumentando as chances de desenvolvimento do câncer.

 Faça exames preventivos 

A partir dos 45 anos, os exames preventivos são a arma mais importante para detectar o aparecimento do câncer. Em alguns casos, o diagnóstico precoce pode garantir 100% de cura após tratamento.

Nenhum comentário: