Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cuidar do sono faz bem pra cabeça


Dormir até bem tarde no final de semana, além do que se está acostumado, é uma delícia para algumas pessoas, mas outras podem sentir dor de cabeça ao acordar. O contrário também acontece – a privação do sono pode desencadear a dor, principalmente para insones e portadores de apneia obstrutiva do sono.

 De acordo com o neurologista Dr. Álvaro Pentagna (CRM:108826-SP), no primeiro caso o principal motivo da dor costuma ser o próprio fator que provocou um sono excessivo, como o efeito de uma medicação ou falta de sono na noite anterior. Já quando dormimos menos do que o necessário, “ocorre um comprometimento estressor inflamatório e hormonal que pode levar à dor de cabeça”, explica o especialista.

Mas nem sempre o sono é o vilão da história. Para muitos, tirar uma soneca é o melhor remédio para a dor de cabeça. “Isso acontece uma vez que o sono relaxa a musculatura que pode estar comprometida e também porque o corpo libera a melatonina, substância com propriedades de alívio da dor”, esclarece.

Para evitar a dor de cabe
ça decorrente de alterações no sono, não há uma regra definida. Em média, a população geral necessita de aproximadamente oito horas diárias e contínuas de sono. Todavia, isso é apenas uma média, pois essa é a necessidade de sono é uma característica individual.

Nenhum comentário: