Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sexo após a gravidez


A gestação é um momento mágico e enriquecedor para a maioria das mulheres, mas não é desprovido de alguns problemas e incômodos como o pós-parto: além de todas as responsabilidades que envolvem o novo membro da família, os primeiros dias também precisam ser dedicados aos cuidados da mãe, que está se recuperando de um momento de grande cansaço (independente do tipo de parto).

Um dos aspectos que ficam suspensos durante a recuperação do parto é a vida sexual dos novos pais. Mas também outros fatores podem colaborar para a falta de libido: “Há o cansaço físico e mental provocados pela entrega materna exigida pelo recém-nascido”, completa o Dr. Luis Henrique Silva, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Assunção (SP).

 Antes de voltar à ativa, os especialistas recomendam 40 dias de abstinência de contato sexual com penetração, pois este é o período em que o útero está retornando ao seu estado natural. “Carícias, sexo oral e masturbação estão liberados”, assegura o Dr. Luis Henrique. Após os 40 dias de abstinência sexual, é hora de o casal começar a busca pelo prazer novamente!

 Ao retomar a prática sexual, o Dr. Luis Henrique afirma que é relativamente comum sentir dores na penetração, pois há a diminuição da lubrificação vaginal. Para estes casos, é recomendado o uso de lubrificantes tópicos ou creme de estrogênio local.

Também é importante que esse reinício seja feito com muita calma e diálogo, pois tanto o pai como a mãe estão se readaptando à nova rotina e cada um tem seu tempo e necessidades. Mas com carinho, amor e conversa, tudo volta aos eixos.

Fonte:

Nenhum comentário: