Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Conheça o pilates!

Em matéria para o jornal Extra, a fisioterapeuta Tathiana Lima, do Hospital Quinta D’Or fala sobre os benefícios da prática dessa modalidade de exercícios.

 Segundo a médica o pilates ajuda a revigorar a mente e nos dar mais disposição para os desafios e prazeres do dia: — Quando o corpo e a mente estão equilibrados, todo o corpo funciona da melhor forma possível — diz a especialista em pilates.

 A prática do exercício é indicada para todas as idades, de adolescentes a idosos. O recomendado é procurar um profissional ou uma academia com boas referências. O método é usado também na reabilitação.

Saiba mais 

 Criado na década de 20, o pilates serve tanto para recondicionamento físico quanto para reabilitação fisioterápica. Segundo Tathiana Lima, mulheres mastectomizadas (que realizaram a cirurgia para a retirada do seio), pessoas com hérnia de disco, lombalgias ou mal de Parkinson, que passaram por cirurgias ortopédicas e que sofreram AVC têm avanços na locomoção ou na correção postural quando praticam a atividade.

 — A proposta do pilates é fazer contrações musculares que envolvem fortalecimento e alongamento. Com isso, se atinge equilíbrio e flexibilidade — explica. Os exercícios são feitos sobre tatames, com auxílio de bolas, halteres e elásticos (pilates de solo), ou em aparelhos específicos.

 O trabalho deve ser realizado individualmente ou em grupos de, no máximo, três pessoas.

Confira na imagem abaixo alguns benefícios proporcionados pelo pilates!


Nenhum comentário: