Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

E quando comer se torna uma doença?


Em matéria para o Correio Braziliense, o médico Paulo Mattos, coordenador de pesquisa em psiquiatria do Instituto D’Or, falou sobre pessoas que possuem uma compulsão tão grande por comida que, quando não contam com um prato “formado” na geladeira, comem o que estiver a mão, desde gelatina em pó a purê de batata frio.

O médico explica como essa relação é vista por quem está dentro dela: “A forma como eles descrevem a fissura pela comida é muito parecida “com os relatos de dependentes químicos”, mas não é específica como um usuário de cocaína que sofre pela cocaína. É comer por comer. Tanto que chega na geladeira, não tem nada e vai no que tem, dando origem a mistura absurdas, mesmo que incabíveis”, explica.

 Segundo Mattos, essa compulsão é o resultado de se estar sempre mastigando algo: “Isso sem mesmo sentir o prazer de comer algo gostoso, ingerindo até mesmo coisas que não são apetitosas”.

De acordo com o texto, muitos pacientes tem vergonha e não contam para ninguém a sua compulsão, sofrendo de forma desnecessária e prolongada: existe cura para voltar a ter controle sobre os alimentos, e quanto mais cedo o tratamento começar, melhor!

Nenhum comentário: