Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Do Natal para o ano inteiro!


Você sabia que o consumo de frutos oleaginosos, como nozes, avelãs, amêndoas e castanhas do Pará, tão consumidos no Natal, deveria ser um hábito de saúde durante o ano inteiro?

Ricos em sais minerais, vitamina E e gorduras insaturadas, eles ajudam a prevenir o câncer, além de aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim no sangue.

 — Meia xícara de amêndoas tem o dobro da quantidade diária de vitamina E necessária ao organismo — diz a nutricionista Laila Corrêa, da Rede D’Or São Luiz.

De todos os frutos oleagionosos, a castanha do Pará é o mais completo. Tanto que, para obter a porção ideal dos nutrientes contidos nela, basta comer uma unidade por dia.

Sua principal propriedade é o selênio, que atua no aumento da resistência imunológica. E a vantagem do alimento não para por aí:

 — O selênio e a vitamina E são sinérgicos, ou seja, o consumo desses dois antioxidantes juntos é mais eficaz que que a soma deles separados — explica Laila.

 Por serem calóricos, os frutos devem ser consumidos com moderação. Assim, podem até ajudar a emagrecer.

 — Eles contém muitas fibras e dão maior sensação de saciedade. Também têm triptofano, que é usado na produção de serotonina, hormônio que reduz o apetite.

 Nozes, avelãs, castanhas e amêndoas podem ser congelados por até seis meses em saquinhos plásticos sem perder o sabor e a textura.



Fonte

Nenhum comentário: