Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cuidados na amamentação

Além de reforçar o vínculo entre ambos, a amamentação tem papel fundamental para nutrir e proteger o recém-nascido contra infecções. Desse modo, até os primeiros seis meses de vida, essa deve ser sua única fonte de alimentação. Os benefícios são indiscutíveis, mas para que a mãe amamente por todo o período recomendado ela deve estar preparada para algumas dificuldades muito comuns que podem aparecer. Rachadura no bico do peito

Aparecem com grande frequência quando a boca do recém-nascido não é levada ao bico da mama de maneira adequada. Dessa forma, a criança tem condições de extrair o leite com facilidade, deixando o mamilo livre de lesões.

“Um ponto importante é a hidratação da pele do mamilo e auréola, que pode ser feita com o próprio colostro, após a higiene com água para a retirada da saliva do recém-nascido após a mamada. A luz do sol direto na pele também auxilia na prevenção”, explica a neonatologista Julia Kimori, do Hospital e Maternidade Brasil.

Mamas empedradas 

 Nesse caso, é preciso evitar que o leite se acumule, amamentando sempre o bebê e fazendo compressas frias, para que não ocorra produção em excesso, massageando e ordenhando o leite, se necessário. “Se a mama ficar muito ingurgitada, o recém-nascido terá dificuldade em sugar o leite”.

 Pouco leite 

 A melhor maneira de estimular a produção de leite é a sucção eficaz da criança. “Indicamos que a mãe esteja com a pele hidratada, ingira bastante líquido e esteja tranquila em relação à maternidade. O estresse produz determinados hormônios que inibem a produção de componentes específicos do leite materno”, finaliza.

Nenhum comentário: