Sobre o que você quer saber?







segunda-feira, 28 de maio de 2012

Saúde da Mulher


Hoje, dia 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres, que no Brasil divide a data com o dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, momentos importantes para reforçar o constante cuidado e preocupação que precisam ocorrer no que toca a saúde feminina em todo o mundo.

Devido às variações hormonais, as mulheres estão mais expostas a diversas doenças que não atingem os homens ou que os acometem em menor grau. Além disso, com a multiplicidade de papéis que o sexo feminino precisa desempenhar (mãe, mulher, filha e profissional, para começar) a cobrança física e psicológica tende a crescer, fazendo aumentar a probabilidade de doenças.

 Por isso a importância de se realizar exames médicos, tanto os de rotina como os voltados à ginecologia: é preciso encará-los como uma coisa boa, uma forma de se prevenir e saber como anda a sua saúde, e não com o terror, medo e suspeita que geralmente nos atinge quando vamos para uma consulta.

Quer começar a pensar em você e na sua saúde, mas não sabe por onde começar? Preparamos uma lista de exames que normalmente são requisitados para saber como anda a sua saúde. A lista é grande mas, assim que você ler item por item, verá como eles são importantes para que você leve uma vida mais l saudável e tranquila.

 Rotineiros 

 Colesterol e triglicérides

Exame de sangue indicado, especialmente, para mulheres acima de 35 anos, com destaque para as fumantes, hipertensas, com histórico familiar de colesterol elevado, ou obesidade. Sua função é prevenir doenças do sistema cardiovascular.

 Glicemia de jejum

Exame de sangue solicitado pelo médico para avaliar possíveis distúrbios ligados à produção de insulina e ao diabetes. Deve ser feito regularmente por mulheres acima dos 35 anos, especialmente aquelas com casos de diabetes na família.

 Eletrocardiograma

Este exame pode ser indicado pelo médico para analisar tanto a frequência cardíaca em descanso, como em movimento. O eletrocardiograma de repouso avalia problemas com o batimento cardíaco e o de esforço, o potencial do sistema cardíaco em aceleração causada por esforço físico. Em geral, são solicitados às mulheres acima de 35 anos, que sejam sedentárias, ou que estejam iniciando condicionamento físico.

 Ginecológicos 

Exame pélvico e das mamas:

Na consulta regular, o médico observa visualmente o colo do útero, com toque e palpação dos órgãos reprodutores e das mamas, procurando por doenças e infecções, corrimentos anormais, nódulos e outros problemas. Toda mulher com mais de 20 anos e com vida sexual ativa, deve realizá-los pelo menos uma vez ao ano.

 Mamografia

 Principal forma de detecção precoce do câncer de mama, a mamografia (espécie de raios-X das mamas e de parte das axilas), é o único capaz de diagnosticar lesões pequenas, mesmo quando essas ainda não são palpáveis. Atualmente, a mamografia já é capaz de identificar lesões menores do que um centímetro, o que amplia enormemente a possibilidade de cura do câncer de mama.

Deve ser realizada a partir dos 35 anos, a cada 3 anos e anualmente, a partir de 40 anos, com maior ênfase para o grupo entre 50 e 69 anos, faixa etária em que a doença tem maior prevalência. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram câncer de mama antes da menopausa, que ficaram menstruadas muito cedo, não tiveram filhos, cuja primeira gestação ocorreu depois dos 30 anos, ou menopausa iniciou-se tardiamente, são consideradas grupo de risco e devem manter um acompanhamento mais constante.

Papanicolau

O famoso Papanicolau é o exame preventivo que pode identificar a doença. Ele deve ser feito pelo menos uma vez por ano, a partir dos 18 anos (ou da primeira relação sexual) e até os 65 anos, em média. O exame identifica as células do colo do útero alteradas pelo HPV, ou vírus do papiloma humano, que podem se transformar em lesões e, consequentemente, em câncer.

Colposcopia

 É a observação visual da vulva, da vagina e do colo do útero com o colposcópio, aparelho que ilumina a região e amplia de dez a 40 vezes a imagem, feito no consultório do médico. Sua função é detectar as lesões que correspondem às alterações porventura encontradas na colpocitologia (Papanicolau) e biopsiá-las.

Vacinas

 HPV 

Previne a infecção pelo papiloma vírus humano. Deve ser tomada até os 26 anos em três doses.

Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)

Uma ou duas doses (com intervalo mínimo de 4 meses) para mulheres até 49 anos, de acordo com histórico vacinal, de forma que todas recebam no mínimo duas doses na vida. Dose única para mulheres com mais de 49 anos.

 Hepatites

 Hepatite A: duas doses, com intervalo de seis meses após a primeira.

Hepatite B: três doses, com intervalos de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira (0-1-6).

Hepatite A e B: três doses, com intervalos de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira (0-1-6)

Vacinas contra difteria, tétano e coqueluche

 Com esquema de vacinação básica completo: reforço com dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) e após, uma dose de dT (vacina dupla bacteriana do tipo adulto) a cada dez anos.

Com esquema de vacinação básica incompleto: uma dose de dTpa (tríplice bacteriana acelular do tipo adulto) e uma ou duas doses de dT (vacina dupla bacteriana do tipo adulto)para completar esquema de três doses.

 Durante a gestação: para a gestante, mesmo que esteja com o esquema de vacinação contra o tétano em dia, mas que tenha recebido a última dose há mais de cinco anos: uma dose da vacina dupla bacteriana do tipo adulto (dT).

Varicela (catapora)

A partir de 13 anos de idade: duas doses com intervalo de dois meses.

Influenza (gripe)

Dose única anual

Febre Amarela 

Uma dose de dez em dez anos para quem vive ou vai se deslocar para áreas endêmicas.

Vacina antimeringocócica C conjugada

 Dose única

Nenhum comentário: