Sobre o que você quer saber?







sexta-feira, 11 de maio de 2012

Gravidez: suas mudanças no corpo e na rotina


Quando falamos sobre as fases da gestação e sobre as principais dúvidas das futuras mães, acabamos entrando em um universo gigantesco, pois as preocupações vão muito além do parto e dos primeiros cuidados com o bebê. Por isso, é importante que a gestante esteja sempre informada sobre as etapas desse momento único.

 O Dr. Pedro Ferreira Awada, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Brasil, em São Paulo, dá algumas dicas e conselhos que são de grande ajuda para as mamães em todas as fases da gestação.

Partindo do princípio 

A primeira reclamação da gestante, que também funciona como um sinal da gravidez, é o enjoo. Eles são frequentes até a 12ª semana, mas podem aparecer outras vezes ao longo da gestação. Para evitá-los, a mulher deve comer de três em três horas, eliminar os pratos mais pesados e alimentos condimentados.

 Outro fator que causa incômodo durante a gestação são as dores nas costas, que pioram a partir do terceiro trimestre. Por isso, é indicado o uso de calçados confortáveis, alongamentos e até mesmo acupuntura.

 Desejos 

Apesar de muitas acharem que isso não passa de lenda ou crendice, eles existem. Isso ocorre por conta da variação de hormônios e pode levar a mulher a ter desejo por doces ou por alimentos salgados. É normal. A alimentação da gestante deve ser bem adaptada à sua situação. Alimentos crus, muito presentes na culinária japonesa, por exemplo, devem ser evitados.

 Remédios 

O uso de medicamentos na gestação sempre deixa as futuras mães cheias de dúvidas. Elas se perguntam se os remédios podem ou não prejudicar os bebês. Os indicados pelo obstetra, com certeza não terão restrição, mesmo em casos mais específicos. Eles sempre estarão na categoria B de risco.

 Exclua os hábitos ruins 

Toda gestante sabe que o álcool e a nicotina têm efeito sobre o feto, por isso devem ser eliminados logo no início da gestação. Alguns casos de baixo peso e outras patologias podem estar associados ao álcool e ao cigarro.

 Cuide-se 

A pele não escapa das alterações que o corpo da gestante sofre. As queixas são de aumento de oleosidade, desidratação e escurecimento em vários locais. A oleosidade ocorre por conta do aumento de hormônio, que estimula a sudorese e as glândulas sebáceas.

 A desidratação se deve à distensão da pele e as manchas são resultado dos estímulos dos melanocitos, responsáveis pela coloração marrom cutânea. O ideal é que a gestante utilize hidratantes diariamente, protetor solar para o rosto e, é claro, beba muita líquido, principalmente água.

 De um modo geral, existem muitas outras mudanças notáveis no corpo da mulher durante a gravidez. O mais importante é sempre consultar seu obstetra quando surgir alguma dúvida e nunca se automedicar. Pense que toda substância que entrar em seu organismo afetará o bebê de alguma maneira.

Nenhum comentário: