Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 23 de maio de 2012

Água de coco e caldo de cana: cuidados no consumo



Duas bebidas tradicionalmente consumidas no calor, ambas são refrescantes e bastante nutritivas. Mas é preciso ter atenção ao modo como elas são consumidas para que você não tenha nenhum problema de saúde futuramente.

 “Tanto o caldo de cana como a água de coco são bebidas fermentáveis. O caldo de cana deve ser consumido logo após seu preparo e, para água de coco, vale a mesma regra: uma vez que o coco esteja aberto, ele deve ser mantido sempre em refrigeração”, explica Mabel Freire, nutricionista do Hospital São Marcos.

A higiene também precisa ser bem observada. A água de coco tem risco menor, pois está bem protegida, deve-se sempre preferir o coco aberto na hora, vendo as condições de limpeza do aparelho utilizado para abri-lo “O ideal é evitar os carrinhos ou equipamentos que condicionam o líquido: eles facilitam a contaminação da bebida”, alerta a médica.

E a preocupação deve ser bem maior quando se olha o caldo de cana, já que o risco de contaminação esta mais presente desde o transporte e armazenamento de cana até a moagem e a água do gelo que é colocada na bebida.

“Você sempre deve verificar se a cana está acondicionada longe do chão, de insetos e de roedores. Ela também não deve apresentar rachaduras e fungos (mofo) e os recipientes devem ser bem higienizados; o gelo que vai ser adicionado à bebida deve ser de qualidade, feito com água potável e guardado em boas condições”, explica.

Nenhum comentário: