Sobre o que você quer saber?







quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Optei pelo tratamento por ser mais seguro e não ter corte" - Caso de paciente tratada com ExAblate

"Descobri que tinha mioma a partir de um exame de ultrassonografia transvaginal. Meu primeiro indício foi o sangramento intenso, com coágulos enormes. Mas, os sintomas foram piorando com o tempo. O período menstrual foi aumentando de cinco para oito dias, depois dez... Durante o período, eu tinha dores nas pernas, pressão na bexiga para urinar constante. A minha rotina de trabalho, atividade física e social estava muito alterada e prejudicada.

O único procedimento que me foi indicado foi o cirúrgico. Quando eu estava à procura de um cirurgião que fizesse por videolaparoscopia, uma amiga recebeu um folder do Hospital Barra D’Or, informando do tratamento com o ExAlate e me mostrou. Eu procurei mais informações com uma médica da Rede.

Optei por esse tratamento porque ser mais seguro e não ter corte, não necessitar de internação e nem de anestesia, mesmo não pretendendo mais engravidar, pois já tenho dois filhos. Além disso, confiei nas informações recebidas no Hospital Barra D’Or pela equipe do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas.

Durante o tratamento em si, após a sedação, não senti nada, apesar da coluna lombar incomodar um pouco, devido à posição. Após o tratamento, fiquei com cólica e tomei um analgésico, já no dia seguinte, a área ficou um pouco dolorida, mas não precisei tomar nenhuma medicação e no terceiro dia já estava trabalhando.

O tratamento foi em agosto de 2007. A maioria dos sintomas sumiu, só permanecendo alguns coágulos durante dois dias do período menstrual. O último exame de controle que fiz foi em agosto de 2008 (ressonância magnética com contraste) e apontou uma grande redução do mioma."

Depoimento de Rosana Helena, 41 anos, servidora pública federal


Por Dra. Fernanda Chagas
Radiologista do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Miomas
www.rededor.com.br/cdtm

Nenhum comentário: